O jornalista Eduardo Tironi detonou o Flamengo por ter sido o único time brasileiro a ter sido eliminado por um clube estrangeiro na Copa Libertadores da América.
Para o comentarista do Bandsports e do UOL, o time carioca foi o único a “ramelar”, ou seja, a vacilar na competição continental. O Flamengo perdeu em casa por 1 a 0 para o Peñarol, no Maracanã, e empatou por 0 a 0 no Campeón del Siglo, em Montevidéu, caindo nas quartas de final do torneio.
“O único brasileiro que ‘ramelou’ de verdade nesta Libertadores foi o Flamengo, eliminado por este Peñarol aí. Os outros brasileiros eliminados caíram para outros brasileiros em confrontos equilibrados”, disparou Eduardo Tironi em sua conta no X (antigo Twitter).
O jornalista ainda foi sincero sobre sua perspectiva para o futuro da Copa Libertadores. Segundo Tironi, o torneio tem se tornado apenas a definição para saber qual brasileiro será o próximo campeão.
“A Libertadores como torneio continental acabou. É um torneio pra ver qual time daqui vai ganhar”, disse o comentarista.
Brasileiros têm dominado Libertadores
Das últimas cinco finais continentais de Libertadores, todas tiveram campeões brasileiros, sendo quatro foram definidas 100% entre equipes do país.
A única vez, desde 2020, que o torneio não teve dois times brasileiros na final foi em 2023, quando o Fluminense recebeu e venceu o Boca Juniors na final no Maracanã.
O último campeão de Libertadores não brasileiro foi o River Plate, que em 2018 bateu o rival Boca Juniors na decisão, disputada no Santiago Bernabéu, em Madri, na Espanha, e ficou com o título. Desde então, o Flamengo foi campeão duas vezes, em 2019 e 2022, o Palmeiras conquistou o torneio duas vezes, em 2020 e 2021, e o Fluminense foi o campeão da competição em 2023.