SPFC ainda fará cinco jogos fora de casa no Brasileirão Série A, onde tem aproveitamento muito baixo
Derrota para Cuiabá aumentou problemas do São Paulo em partidas como visitante dentro da competição nesta temporada
O São Paulo tenta brigar por uma vaga na próxima Libertadores, mas a derrota fora de casa para o Cuiabá atrapalhou os planos do time para se classificar para a competição. E mostrou uma fraqueza que o SPFC tem sofrido durante o Brasileirão Betano a campanha como visitante.
Segundo números do GE, o Tricolor tem apenas 35% de aproveitamento nesta Série A atuando na condição de visitante. Dos 14 jogos que fez fora de casa na competição, venceu apenas quatro. Contando com o tropeço contra o Dourado, esta foi a sétima derrota são-paulina longe do MorumBis, ainda contando mais três empates.
Ao todo, 15 dos 47 pontos conquistados pelo SPFC foram fora de casa, marca esta que atrapalha o time em busca da Libertadores. E, no restante do Brasileirão, ainda há mais cinco partidas como visitante a serem feitas pelo time comandado por Luis Zubeldía até o final da competição. O que talvez compense é que, destes confrontos, a maioria será contra times da chamada ‘segunda página’ da tabela.
O próximo jogo do São Paulo fora de casa será na 31ª rodada contra o Criciúma, time que tenta brigar para evitar o rebaixamento. Red Bull Bragantino e Grêmio são as outras duas equipes da parte de baixo da tabela no caminho são-paulino. Ainda há o Bahia, que tenta vaga na Libertadores e o atual líder Botafogo, este na última rodada, e que pode ter caráter decisivo por conta da disputa pelo título.
São, portanto, também 15 os pontos que o SPFC poderá fazer se vencer todos os duelos fora de casa, o que não apenas melhoraria substancialmente a campanha como visitante mas, dependendo de como andar o Brasileirão, podem ser suficientes pela classificação. Como contraste, jogando como mandante, sua campanha é bem melhor, com aproveitamento de 71%.