As competições nacionais se aproximam do fim da temporada. O Brasileirão Série B conta com grandes candidatos para a volta à primeira divisão em 2025. No entanto, para outros clubes, também há risco de rebaixamento.
A goleada do Sport por 4 a 0 sobre o Guarani na última rodada do Campeonato Brasileiro da segunda divisão aproximou o Leão da Série A e pressionou a liderança do Santos. Com isso, restam apenas cinco rodadas para definir os clubes que voltarão à elite do futebol brasileiro e aqueles que conhecerão o rebaixamento.
Chances de acesso na Série B
Segundo informações do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apesar de não ser o líder, o Sport é a equipe com maior probabilidade de título. O Leão da Ilha acumula 59 pontos, a mesma pontuação do líder Santos, e conta com 47% chances de conquistar o torneio e 96% de possibilidade de voltar à Série A.
Apesar de algumas oscilações durante o Brasileirão Série B, o Santos está muito próximo do acesso. O Peixe apresenta 93% de probabilidade de retornar à primeira divisão, mas apenas 28% de chances de título. Na 3ª colocação na tabela está o Novorizontino, que detém 81% de perspectiva de estar na Série A, enquanto o Mirassol tem 80%.
Chances de rebaixamento
Por sua vez, se alguns torcedores comemoram a possível volta à Série A de seus clubes, há torcidas preocupadas. A goleada sofrida pelo Guarani aumentou para 89% as chances de rebaixamento. Enquanto isso, o Brusque apresenta 76% de probabilidades de não permanecer na Série B.
As outras duas vagas no Z4 da segunda divisão podem ser disputadas entre três equipes. O Ituano conta com 67% de probabilidade de cair, enquanto o Botafogo-SP detém 54% de possibilidade e o CRB 50%. Portanto, as últimas partidas do Campeonato Brasileiro Série B podem ser fundamentais para definir o destino dessas equipes.