O Santos venceu o Mirassol por 3 a 2 em duelo fundamental na Vila Belmiro para se tornar líder do Brasileirão Série B. O resultado encerra uma sequência de partidas que preocuparam os torcedores, mas também aumenta as chances de acesso à elite do futebol brasileiro, pois aumento para sete pontos a vantagem em relação ao quinto colocado. Levando a mais de 97% de probabilidade para subir.
Antes do duelo entre Santos e Novorizontino, o time do interior paulista era líder do Brasileirão Série B. A equipe havia perdido seu duelo anterior para o Sport por 3 a 1 e a derrota na Vila Belmiro coloca uma distância de cinco pontos para o Vila Nova, primeira equipe que se encontra fora do G-4, além de ficar sem o topo da segunda divisão.
Diante desse cenário, o Santos aumentou as suas chances de acesso para a Série A para 97,14%. Em segundo lugar, o Sport com 89,56%, seguido pelo Novorizontino que está com 84,99% de chances de acesso. O G4 é encerrado com o Mirassol com 42,71% de probabilidade. Na sequência, Ceará, Vila Nova, América-MG e Coritiba têm estatísticas menores para voltar à Série A.
Risco de rebaixamento no Brasileirão Série B
Por sua vez, se há equipes comemorando que podem voltar ao Brasileirão Betano há alguns que se preocupam com evitar a Série C. Os times que estão atualmente no Z4 são: Guarani, Ituano, Brusque e CRB. Neste cenário, o time de Campinas tem mais de 94% de chances de ir para a terceira divisão, já o time do interior paulista tem aproximadamente 76,31%. A equipe catarinense tem 63,70% e o time nordestino mais de 50% de possibilidade.
Há outras equipes ameaçadas, como o Chapecoense, Ponte Preta, Paysandu e o Botafogo de São Paulo. Todos estão próximos em pontos e correm risco de rebaixamento.