O Rio Open 2025 vai continuar dando chances aos jovens tenistas brasileiros. Por isso, nesta quinta-feira (24), a organização do torneio lançou a Procopio Cup, antiga MEB Cup, que dará ao campeão uma vaga para o qualificatório do ATP 500.
A disputa ocorrerá na Sociedade Harmonia de Tênis, entre os dias 10 e 15 de dezembro, em São Paulo. Os jogos terão entrada gratuita, mas a carga de ingressos será limitada para os torcedores.
“Tem muito tenista que sonha com a chance de jogar o maior torneio que temos aqui no Brasil, na América do Sul, mas acaba não conseguindo e essa é a chance dele jogar um torneio com os melhores do país e sair com a vaga no qualifying,” disse Thomaz Costa, diretor do Rio Open.
Disputa terá oito tenistas do Brasil
Semelhante ao formato do ATP Finals, a Procopio Cup será disputada entre oito tenistas brasileiros, sem limite de idade e que se classificarão através do ranking da ATP. Estes tenistas serão divididos em dois grupos de quatro, com os dois melhores de cada grupo avançando para a semifinal. Os vencedores de cada duelo seguem para a grande decisão.
Quem é o homenageado pelo Rio Open
Alcides Procópio foi o primeiro campeão brasileiro de adultos, o primeiro brasileiro a ganhar jogos em Wimbledon, o primeiro brasileiro a conquistar um título internacional e um dos fundadores da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Além disso, ele foi o idealizador do Banana Bowl, inspirado pelo norte-americano Orange Bowl, Procópio propôs a criação de uma competição numa versão abrasileirada e o sucesso foi quase instantâneo.
O torneio fomentou o tênis sul-americano e viu lendas do esporte, como Gustavo Kuerten, John McEnroe, Ivan Lendl, Andy Roddick, Yannick Noah e Juan Martin Del Potro surgirem nas quadras.
Rio Open 2025 terá grandes jogadores da ATP
O torneio de saibro vai acontecer, entre os dias 15 e 23 de fevereiro de 2025, em sua 11ª edição. Jogadores como Alexander Zverev e Lorenzo Musetti são alguns dos astros do tênis, já confirmados no campeonato.