PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Ricardo Oliveira elege técnico ideal para a seleção: “Conhece o futebol brasileiro” 

Ricardo Oliveira elege técnico ideal para a seleção: “Conhece o futebol brasileiro” 

Ex-atacante avalia que o Brasil está perdendo a essência que garantiu cinco títulos de Copa do Mundo

Bruno Romão
Bruno Romão atua, como redator do Torcedores.com, na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.
Ricardo Oliveira, ex-atacante da seleção brasileira (Reprodução)

Ricardo Oliveira, ex-atacante da seleção brasileira (Reprodução)

Ricardo Oliveira não tem dúvidas sobre o técnico capaz de recolocar a seleção nos eixos. Caso um estrangeiro seja prioridade da CBF, houve uma sinalização de que Abel Ferreira é o nome mais indicado para o cargo. Levando em conta o trabalho histórico à frente do Palmeiras, o português, acumulando experiência dentro do Brasil nos últimos anos, foi sugerido para o lugar de Dorival Júnior.

“Se for estrangeiro, tem que ser o Abel Ferreira. O cara tá no Brasil ganhando tudo há anos. É um cara que entende e conhece o futebol brasileiro como ninguém. Você vai trazer alguém de fora para colocar aqui? Ele é um cara que fala e põe a cara. Pra mim, tinha que ser ele.”, disse Ricardo Oliveira, ao Zona Mista do Hernan, do UOL Esporte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Optaram pelo Dorival Júnior, bacana. Eu trabalhei com o Dorival, mas por que a gente não consegue consolidar um treinador brasileiro na seleção?”, acrescentou.

Dono de um grande sucesso na carreira, Ricardo Oliveira vê o futebol brasileiro perdendo a essência do passado. Sem considerar que existe uma grande escassez de centroavantes, o ex-jogador mencionou o caso de Cristiano Ronaldo, que deixou de ser um ponta para virar um dos maiores goleadores da história.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Falta capacidade para encontrar bons centroavantes? Eu não acho. Continuamos formando. Falta a gente recuperar nossa essência. Centroavante tem que fazer gol.”

“O Alex Ferguson fez o Cristiano Ronaldo virar uma máquina. Ele jogava pelo lado do campo, driblava e fazia um gol. O Ferguson quis que ele fizesse mais gols, atacasse a área, quebrasse linhas e fizesse facão. Ele virou essa máquina. Não tem no Brasil isso? Precisamos resgatar nossa essência.”, analisou.

Pep Guardiola atrapalhou a seleção? Ricardo Oliveira vê o espanhol sendo copiado

Admirador do futebol brasileiro, Pep Guardiola teve uma grande inspiração ao promover o estilo de jogo que foi adotado por outros técnicos. Embora o comandante do Manchester City possa servir de referencial, Ricardo Oliveira acredita que a seleção não precisa copiar o padrão europeu.

PUBLICIDADE

“Pra mim, eu acho que perdemos nossa identidade e características. Eu ouvi o Guardiola, alguns anos atrás, falando que via como o brasileiro gostava de ter a bola. Só que ele ditou um estilo de jogo. Teve um atleta que disse: ‘O Pep Guardiola acabou com o futebol’. É um estilo de jogo único que a gente traz pro Brasil e queremos copiar o jogo do europeu.”

PUBLICIDADE

“A gente perdeu nossas características como país do futebol e que era modelo para o mundo.”, opinou.

Better Collective