
Vinícius Júnior antes de jogo do Real Madrid. Foto: Divulgação/Real Madrid
Vinícius Júnior perdeu o prêmio da Bola de Ouro e o tema se tornou polêmica no mundo do futebol. Renato Maurício Prado se manifestou em defesa ao atacante do Real Madrid e explicou o racismo existente na Europa.
“Um absurdo darem pro Rodri, que é um ótimo jogador, mas não jogou mais do que o Vini Júnior. E eu acho mais: o Vinícius Júnior, hoje em dia, ele é um combo. É um jogador espetacular, um dos melhores do mundo, e ele é um símbolo da luta contra o racismo”, disse ele.
O craque revelado pelo Flamengo sofreu diversos casos de racismo na Espanha e passou a ser um ícone na luta antirracista no futebol. Diante disso, RMP afirmou:
“Premiar o Vinícius Júnior hoje como melhor do mundo, iria premiar os dois lados dele. Só que exatamente o fato de ele ter esses dois lados foi o que determinou a sua derrota”, opinou.
“Os eleitores são 100 jornalistas do mundo inteiro, mas o problema é que tem muito jornalista racista, principalmente na Europa. Gente que não admite que o Vini enfrente os racistas, que ele seja quem ele é. Tem muita gente que tem ranço dele. E foi nesse ranço que roubaram a Bola de Ouro dele”, comentou Renato Maurício Prado.
Vinícius Júnior ficou em segundo
Depois de grande destaque pelo Real Madrid, especialmente na campanha do título do Champions League, a expectativa era que o atacante brasileiro faturasse o prêmio de melhor do mundo.
No entanto, a eleição da revista France Football, que conta com a opinião de 100 jornalistas espalhados pelo mundo, entregou o prêmio para o volante Rodri, do Manchester City.
Guardiola, o treinador do time inglês, falou o seguinte sobre Vini: “Se ele ganhasse teria sido mais do que merecido. Como na temporada passada com Haaland, e ele não venceu”, declarou.