Home DESTAQUE Procuradoria quer ampliar a suspensão de árbitro de Fluminense x SPFC

Procuradoria quer ampliar a suspensão de árbitro de Fluminense x SPFC

Paulo César Zanovelli se envolveu em polêmica que resultou em gol do Tricolor carioca; juíz foi suspenso por 15 dias

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

Paulo Cesar Zanovelli em ação pelo Brasileirão (Pedro H. Tesch/Getty Images)

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) busca ampliar a punição sofrida pelo árbitro Paulo César Zanovelli,, responsável pelo jogo entre Fluminense e São Paulo, pelo Brasileirão Betano, em setembro. A informação foi compartilhada pelo colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O juiz foi punido por 15 dias após um erro na partida, o que resultou em gol do Tricolor carioca sobre o paulista. O caso foi julgado tendo como base a  5ª Comissão Disciplinar no artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o que realça a conduta de um árbitro de futebol em campo. A pena de Zanovelli poderia variar entre 15 e 90 dias de suspensão.

Os procuradores do STJD apontaram que houve falha do árbitro em um erro de direito, ou seja, Zanovelli deixou de cumprir uma regra do futebol. Neste contexto, a Procuradoria sugere uma suspensão de 120 dias, com tendo como base o artigo “deixar de observar as regras da modalidade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fluminense x SPFC

O Fluminense venceu o São Paulo por 2 a 0 na partida, que foi realizada no Maracanã, no dia primeiro de setembro. O Tricolor do Morumbi chegou a solicitar a impugnação do jogo, o que foi mantido pelo STJD.

A polêmica no duelo entre os dois tricolores teve o seu início em choque entre Thiago Santos, do Fluminense, em Jonathan Calleri, do SPFC. O atleta do time carioca teria atingido o argentino intencionalmente, o que foi ignorado por Zanovelli.

Neste contexto, Thiago Silva colocou a mão na bola antes de carimbar a rede do São Paulo. Vale destacar que o árbitro não marcou a infração, mesmo sendo informado pelo VAR.

PUBLICIDADE
Better Collective