Palmeiras, Botafogo e Fortaleza tiveram jogadores presentes no ranking divulgado pelo Observatório do Futebol (CIES). O levantamento não considerou as cinco maiores ligas do continente europeu, que são Inglaterra, Itália, Alemanha, Espanha e França.
Dos 10 maiores volantes de 60 campeonatos nacionais, Lucas Sasha, do Fortaleza, foi classificado como o segundo maior da posição no ranking mundial.
O jogador do Leão do Pici ficou atrás apenas de N’Golo Kanté, renomado e consagrado volante da seleção francesa, que atualmente defende o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Outro atleta do Laion desponta na relação, com Pedro Augusto como sexto colocado.
Na sequência, dois jogadores do Botafogo aparecem no top-10. Gregore e Danilo Barbosa foram posicionados em sétimo e oitavo, respectivamente. Por fim, o palmeirense Gabriel Menino ficou em décimo lugar.
Estêvão, do Palmeiras, é um dos maiores dribladores
O Observatório do Futebol também fez um estudo dos grandes dribladores da atualidade. O palmeirense Estêvão ficou em décimo lugar entre os jogadores excetuando os cinco principais campeonatos do Velho Continente.
Ferreira, do SPFC, foi classificado como o segundo maior driblador do futebol mundial, ficando atrás apenas do ganês Mohammed Kudus, do West Ham.
Além de Ferreira, também se destacaram no levantamento outros atletas do Brasileirão Betano, como Soteldo (Grêmio), Cuello (Athletico-PR) e Wesley (Internacional)
Já William, do Cruzeiro, foi escolhido como o melhor lateral-direito ofensivo do mundo fora das grandes competições europeias. Marcos Rocha (Palmeiras) e Gustavo Scarpa (Atlético-MG), que foi considerado como ala, também aparecem no estudo.
Entre os laterais-esquerdos ofensivos, o Internacional emplacou no ranking Renê em segundo lugar e Bernabei na sexta posição.