Aniversariante da semana, o ex-goleiro Dida foi homenageado por Milton Neves na última segunda-feira (07), na coluna do UOL Esporte. Ao destacar a importância do pentacampeão para o futebol, o jornalista chamou atenção para a característica diferenciada do arqueiro: ser um exímio pegador de pênaltis.
“E, por falar em penalidades, hoje é aniversário de um dos maiores especialistas da história em defender o tiro de 11 metros. Nelson de Jesus da Silva, o gigantesco Dida, está chegando aos 51 anos nesta segunda-feira (7)”, iniciou Milton Neves.
“Por isso eu quero saber de vocês, amigos e amigas internautas: Dida foi o melhor pegador de pênaltis da história? Ou você aponta outro como sendo superior?”, questionou o comentarista.
Além de passagem marcante pela seleção brasileira, Dida defendeu as cores do Vitória, Cruzeiro, Corinthians, Portuguesa, Grêmio e Internacional, clube pelo qual se aposentou em 2015. No futebol internacional, o arqueiro marcou época atuando pelo Milan, por onde ficou por quase nove temporadas.
Top-5 dos goleiros que mais defenderam penais
1) Lev Yashin: 150 pênaltis defendidos
2) Rogério Ceni: 51 pênaltis defendidos
3) Handanovic: 43 pênaltis defendidos
4) Dida: 42 pênaltis defendidos
5) Gianluca Pagliuca: 40 pênaltis defendidos
Exaltado por Milton Neves, Dida teve carreira sólida na seleção
Além de passagem vitoriosa nas seleções de base, onde chegou a faturar um bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, Dida ostentou trajetória marcante pela seleção brasileira principal, onde acumulou 92 jogos, tendo sido convocado para três edições de Copas do Mundo (1998, 2002 e 2006).
O arqueiro teve a grande oportunidade em Mundiais na sua última participação, na Copa da Alemanha, mas não conseguiu repetir a façanha da edição passada, quando o escrete canarinho levou o penta, com Marcos sendo o titular.