Milton Neves deu destaque ao “Dia do Professor”, neste 15 de outubro, em sua coluna do UOL Esporte, e elegeu os cinco melhores técnicos que viu no futebol brasileiro.
O veterano da mídia esportiva citou os listados como “Professores da Bola” e lembrou até mesmo seu programa na Band, o Super Técnico, que recebia treinadores em atividade no futebol brasileiro na televisão ao vivo.
O nome citado em quinto lugar por Milton Neves foi Mario Jorge Lobo Zagallo, que fez sucesso por clubes como Flamengo, Botafogo, Vasco, entre outros, mas que teve na seleção brasileira o seu ápice, sendo campeão mundial em 1970 e integrando comissão técnica em 1994.
“Não por acaso é considerado pela Revista World Soccer como nono melhor treinador de todos os tempos”, escreveu o ex-radialista.
O quarto nome no ranking do colunista foi Vanderlei Luxemburgo, especialmente por seus feitos nos anos 1990 e 2000, onde comandou equipes como Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e Santos, sendo campeão brasileiro por todos eles.
Milton Neves, porém, fez uma menção ao treinador: “Uma pena que não tenha dado certo na seleção e na Europa”, destacou.
O terceiro colocado entre os melhores técnicos para o apresentador é Telê Santana, que segundo ele fez trabalho “maravilhoso” no São Paulo no início dos anos 1990, além de ter comandado o Brasil nas Copas do Mundo de 1982 e 1986.
“Como Telê não conseguiu ganhar o mundo com o Brasil, deu a volta por cima no Morumbi, criando a sua própria seleção que dominou o planeta por duas temporadas”, exaltou Milton Neves.
O segundo colocado na lista de melhores técnicos para o profissional da imprensa é Rubens Minelli. Milton Neves lembrou a série de títulos do treinador nos anos 1960 e 1970, especialmente com o Palmeiras e com o Internacional, além de ter sido campeão pelo São Paulo.
Minelli ainda teve passagens por Grêmio, Santos, Corinthians, além de ter sido campeão com o Paraná Clube no fim da carreira, no início do projeto do clube de Curitiba.
O melhor de todos os técnicos para Milton Neves
O apresentador manteve o suspense até o fim de sua lista, mas não teve dúvida ao eleger Lula, comandante do Santos dos anos 1960, como o maior treinador que já viu.
Milton Neves lembrou os jogadores de talento que o técnico tinha à disposição no Peixe, mas destacou que Lula conseguiu dar um padrão para aquele time recheado de grandes atletas como outro poderia não conseguir. “Foi ele quem inventou o Pelé e o futebol para valer a partir da Vila Belmiro”, escreveu o colunista.