Marcus D´Almeida continua fazendo história no tiro com arco. Prova disso é que o atleta conquistou a medalha de bronze na final da Copa do Mundo da modalidade. A competição terminou no último, domingo (20), em Tlaxcala, no México.
O brasileiro só ficou atrás dos sul-coreanos Kim Woojlin e Lee Work Seok medalhistas de ouro e prata, respectivamente.
Essa foi a terceira medalha de Marcus em competições desse nível. Em 2023, ele se sagrou o grande campeão da disputa que reúne os oito melhores arqueiros da temporada e ficou com a prata na edição de 2014.
D´Almeida começou sua caminhada na Copa do Mundo em terras mexicanas derrotando o espanhol Andrés Temiño por 6 a 2 e parou na semifinal, diante do sul-coreano Seok por 6 a 4. Por fim, na briga pelo bronze, o carioca bateu o atleta da casa, Matias Grande, por outro 6 a 2.
Brasileiro era chance de medalha nas Olimpíadas
O fato é que Marcus D´Almeida era tido como esperança de alcançar o pódio nos Jogos Olímpicos de Paris neste ano. No entanto, o resultado não se confirmou, quando ele caiu na fase de oitavas de final para Kim, também da Coréia do Sul. Vale lembrar que o brasileiro chegou nos Jogos como líder do ranking mundial.
“Já tinha decidido isso antes de Paris, que se eu saísse de lá com um ouro ou com um resultado ruim, eu ia continuar para LA28”, comentou o atleta, em entrevista ao site oficial do Comitê Olímpico Internacional.
“Estou continuando para Los Angeles. Eu continuo amando o tiro com arco e é isso que importa. Quando eu não gostar mais, eu vou ficar preocupado”, concluiu, na mesma oportunidade.
Como funciona o tiro com arco
A pontuação no esporte é feita com base no alvo que os atletas acumulam a cada tiro. A estrutura é composto por dez circunferências, em uma escala de 1 a dez pontos nas cores amarela, vermelha, azul, preta e branca.
Os anéis amarelos marcam dez e nove pontos, os anéis vermelhos marcam oito e sete pontos, os anéis azuis marcam seis e cinco pontos, os anéis pretos marcam quatro e três pontos e os anéis brancos marcam dois pontos e um ponto.
Errar o alvo marca zero pontos. Quanto mais próxima a circunferência é do centro do alvo, maior a pontuação do arqueiro.
Esportes olímpicos tem programa na TV
Uma das novidades que agitaram o noticiário olímpico foi a reestreia do programa Vila Bandsports no Bandsports. A atração do canal por assinatura, agora será comandada por Álvaro José, que tem no currículo 12 coberturas de Olimpíadas in loco.