Dorival Júnior promove reformulação do elenco do Brasil em busca de uma nova geração da amarelinha
Uma das prioridades de Dorival Júnior ao assumir a seleção brasileira foi promover uma reformulação. Atualmente, as convocações do técnico do Brasil misturam alguns atletas experientes com outros jogadores promissores. Enquanto Neymar vive a fase final da sua carreira, atletas como Vinícius Júnior e Rodrygo ganham cada vez mais destaque, enquanto Endrick e Estêvão se postulam como o futuro da amarelinha.
Diante desse cenário, é natural que alguns jogadores que provavelmente estarão na Copa do Mundo de 2026 possam disputar sua última edição. Entre os nomes, jogadores com mais de 30 anos e ampla experiência nos clubes e na seleção brasileira podem encerrar suas participações com o Brasil.
Ederson
O goleiro do Manchester City terá 33 anos quando chegar à Copa do Mundo de 2026. Embora a sua posição costume ter uma vida útil mais longa no mundo do futebol, a ascensão de Bento e outros atletas pode evitar que Ederson continue nos planos da amarelinha. Desde sua promoção ao time principal, o jogador já participou de duas edições do Mundial e duas da Copa América, defendendo o gol em 27 ocasiões.
Neymar
O camisa 10 do Brasil terá 34 anos na Copa do Mundo de 2026. O meia-atacante é um dos jogadores mais decisivos das últimas gerações da amarelinha, mas sua idade e histórico de lesões podem impactar o futuro da sua carreira com a seleção brasileira. Até o momento, Neymar já disputou 128 partidas com o Brasil, marcando 79 gols e cedendo 58 assistências.
Marquinhos
O zagueiro do PSG é um dos homens de confiança de Dorival Júnior. Marquinhos terá 32 anos quando a Copa do Mundo de 2026 ocorrer, mas já conta com concorrência jovem nas convocações. Portanto, eventualmente, pode encerrar suas participações com a camisa do Brasil no próximo Mundial. O camisa 5 está no elenco titular desde 2013, completando 93 partidas e marcando 7 gols.
Danilo
O lateral-direito da seleção brasileira é alvo constante de críticas dos torcedores por suas recentes participações. Danilo pode nem sequer estar garantido na Copa do Mundo de 2026 e, se estiver, possivelmente será sua última edição. Neste momento, conta com 64 jogos pela amarelinha e apenas um gol. O jogador da Juventus terá 35 anos quando o Mundial acontecer e pode encerrar sua carreira com o Brasil no evento.