O Observatório do Futebol (CIES) divulgou um ranking com os melhores jogadores de cada posição no futebol mundial. Um destaque do Brasileirão Betano aparece no topo da lista entre os laterais-direitos ofensivos, de acordo com as estatísticas estudadas.
O grupo de pesquisa realizou o levantamento não contabilizando os atletas dos maiores campeonatos da Europa: Inglaterra, Espanha, França, Itália e Alemanha.
Assim, apresentou os melhores entre 60 ligas nacionais, em lista que exclui as cinco principais competições do Velho Continente.
Entre os laterais-direitos e alas ofensivos, a entidade elegeu William, do Cruzeiro. O camisa 12 celeste lidera o quesito, com o pódio sendo completado por Santiago Simón (River Plate) e Alistair Johnson (Celtic).
No top-10 liderado pelo cruzeirense William, aparecem outros dois atletas do Brasileirão Série A. Na sexta posição, desponta o palmeirense Marcos Rocha.
Em oitavo, o CIES classificou Gustavo Scarpa, do Atlético-MG, apontando o jogador do Galo como um ala pela direita.
Internacional se destaca entre os laterais-esquerdos do Brasileirão
Pelo lado esquerdo, o grupo de pesquisa divulgou os resultados entre os laterais ofensivos e defensivos. Não contando as cinco maiores ligas europeias, dois atletas do Internacional figuram no top-10 entre os canhotos mais voltados para o apoio.
Atualmente na reserva do time colorado, Renê é o segundo colocado, sendo superado apenas por Carlos Rotondi (Cruz Azul). Titular absoluto com Roger Machado, o argentino Bernabei aparece na sétima posição.
Mais jogadores do Brasileirão despontam na relação: Kaiki Bruno (Cruzeiro, 4º) e Cuiabano (Botafogo, 5º).
Em outro top-10, dessa vez com laterais-esquerdos defensivos, o botafoguense Marçal aparece em segundo lugar, perdendo somente para Francisco Moura (Porto). O brasileiro Renan Lodi, do Al-Hilal, é o sexto.
Entre os zagueiros, o Observatório do Futebol destacou Alexander Barboza (Botafogo, 6º), Gabriel Xavier (Bahia, 7º) e Gustavo Gómez (Botafogo, 9º).
Por fim, o grupo colocou Ferreirinha, do SPFC, entre os maiores dribladores do futebol mundial. O são-paulino ficou atrás apenas do ganês Mohammed Kudus, do West Ham.