O Palmeiras foi rebaixado pela primeira vez para a Série B do Brasileirão em 2002, para disputar a segunda divisão em 2003. E o Verdão voltou na bola, sendo campeão. Para o jornalista Gian Oddi, o clube paulista fez história com essa atitude.
Em entrevista ao podcast “Palmeiras Cast”, o comentarista da ESPN foi questionado se ele achou que teria algum tipo de “virada de mesa” quando o Verdão foi rebaixado, algo que era comum na época para livrar os grandes times que caíam.
“Você achou que de alguma maneira ia mudar o campeonato e o Palmeiras ia ficar na Série A?”, perguntou o apresentador.
Gian Oddi, então, disse que desde sempre defendia que o Verdão tinha que jogar a Série B e fazer história, algo que serviria de exemplo para os demais.
“Eu me lembro de ter escrito uma coluna para a Placar, justamente defendendo que o Palmeiras tinha que jogar a Série B, o Palmeiras tinha que fazer história. E isso era fazer história, porque ninguém aceitava o rebaixamento. Então, um clube da grandeza do Palmeiras, ser rebaixado e dizer: ‘o campo disse que tenho que jogar a Série B, vou jogar a Série B e voltar no ano seguinte’, como acabou acontecendo”, disse.
Revolta e desentendimento com dirigente do Internacional
Na sequência, Gian Oddi disse que esse tipo de manobra para livrar o clube grande do rebaixamento é algo que sempre revoltou ele e deveria revoltar toda a imprensa.
“São essas coisas que me revoltam no futebol. Eu acho que não cabe a gente dar chilique em mesa redonda de futebol por conta de resultado esportivo, porque não estamos lá como torcedor. Mas cabe a gente se revoltar e eventualmente dar soco na mesa quando um clube de futebol se recusa a jogar a Série B”, opinou.
Por fim, o jornalista relembra quando teve um desentendimento com um dirigente do Internacional, quando o Colorado não quis jogar a segunda divisão.
“Eu tive momentos duros na ESPN, já tive um bate-boca com dirigente do Internacional porque o Inter não quis jogar a Série B. Essas coisas me revoltam, esse tipo de coisa que deveria revoltar jornalista esportivo”, relembrou.
Palmeiras não tinha elenco para ser rebaixado
Ainda ao Palmeiras Cast, Gian Oddi relembra que aquele time do Palmeiras que foi rebaixado a primeira vez, era um grande time e candidato ao título, mas acabou sendo rebaixado de forma inexplicável.
“Aquele elenco não era para ter sido rebaixado jamais, mas já tivemos ao longo do Campeonato Brasileiro, muitos times que foram rebaixados sem ter elenco para isso. Quando você tem uma camisa pesada e está na zona de rebaixamento, é uma âncora, é difícil sair. Mas, o Palmeiras de 2002 foi um dos melhores elencos que foram rebaixados da história”, finalizou Gian.
Vale lembrar que no rebaixamento de 2002, o Palmeiras tinha jogadores como Marcos, Léo Moura, Fabiano Eller, Zinho, Arce, Pedrinho, Nenê, Dodô e Muñoz.