O ex-piloto Nigel Mansel, campeão de Fórmula 1 pela Williams, em 1992, avaliou a contratação do projetista Adrian Newey, da Red Bull, pela Aston Martin. De acordo com o Leão, o engenheiro inglês está perto de realizar o seu “maior feito” na categoria.
“Acho que o que ele pode fazer na Aston Martin pode ser seu maior feito até agora, porque acho que ele pode transformar essa equipe muito rapidamente”, declarou o ex-piloto em entrevista à Top Offshore Sportsbooks.
Mansell e Newey tiveram uma parceria de sucesso na principal categoria do automobilismo, o que garantiu um vice-campeonato para o Leão em 1991 e o seu único título em 1992, com o Williams FW 14B. O bólido, que foi apelidado de “carro de outro planeta”, contava com uma série de recursos tecnológicos, como a suspensão ativa.
“Acho que no ano que vem eles (Aston Martin) serão mais competitivos do que foram este ano, e a Red Bull, eles já demonstraram que perderam seu domínio. Qual é a única coisa que eles perderam? Adrian Newey. A Aston Martin fez algo muito especial ao garantir seus serviços. Acho que as pessoas também subestimaram que não acho que Adrian estivesse totalmente feliz nos últimos anos com a Red Bull e que fez um trabalho fantástico. Agora, estando no Reino Unido, com a Aston Martin, acho que Adrian encontrará um pouco mais de energia e um pouco mais de direção. Se ele se sentir confortável, o que tenho certeza que será com a Aston Martin, acho que pode fazer algo muito especial”,
Investimentos da Aston Martin
Segundo Nigel Mansell, Adrian Newey terá maior liberdade no desenvolvimento do carro da Aston Martin. Neste contexto, a equipe tem buscado novos investimentos em sua infraestrutura, o que inclui uma nova fábrica de túnel de vento.
Outra novidade por conta da Aston Martin é a nova parceria com os motores Honda, o que já trouxe bons resultados para Adrian Newey na equipe dos touros vermelhos.
O projetista britânico tem em seu currículo 11 títulos de construtores: cinco com a Williams, um com a McLaren e seis com a Red Bull.