Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Futebol Flamengo é o clube que melhor gerencia custos com futebol; veja o comparativo

Flamengo é o clube que melhor gerencia custos com futebol; veja o comparativo

Levantamento da Sports Value mostra que o Mengão foi o time que melhor controlou suas finanças em 2023 no Brasil

Por Flavio Souza em 14/10/2024 16:17 - Atualizado há 3 meses

Finanças do Flamengo (Montagem)

O Flamengo investiu mais de R$ 300 milhões em contratações nesta temporada em nomes como Nicolas De La Cruz, Léo Ortiz e Matías Viña. As cifras chamam atenção quando falamos de Fair Play financeiro no Brasil.

Porém no caso da equipe carioca é importante frisar a administração das finanças do clube nos últimos anos, que ajudam a entender a capacidade desses altos investimentos. Conforme estudo da Sports Value, o Mengão fechou 2023 com um índice de 62% entre os custos com futebol x receitas, o menor percentual entre os 20 principais times do Brasil.

Na sequência, com uma boa gestão financeira nos últimos dois anos aparecem Athletico-PR e Santos, com 64%, Cuiabá com 71%, Corinthians e Internacional com 72%.

Por outro lado, o estudo mostra um cenário de atenção para Bahia e Botafogo, com um percentual de 103% e 106% respectivamente.

Veja abaixo os valores dos principais times em 2022 e 2023, com dados da Sports Value

Flamengo em destaque nos dois últimos anos, SAFs com altos custos

Mesmo com alto investimento no departamento de futebol, o Mengão mostra um controle das suas despesas em relação ao que arrecada.

A Sports Value aponta que um valor de até 73% é considerado um limite seguro para o futebol brasileiro. Percentuais acima disso mostram uma gestão desequilibrada e que pode causar impactos em curto / médio prazo.

Neste caso, chamam atenção os custos do Botafogo e Bahia nos dois últimos anos. O Atlético-MG, que também teve um alto gasto em 2022, conseguiu uma redução em 2023, mas ainda acima do valor considerado ideal.

Por outro lado, vale destacar clubes como Athletico-PR, Santos, Cuiabá e Corinthians, ao lado do Flamengo, mantiveram seus custos dentro do limite das suas receitas.

Exit mobile version