Home Futebol Carpegiani não alivia ao cobrar postura de Filipe Luís: “Flamengo é muito grande para isso”

Carpegiani não alivia ao cobrar postura de Filipe Luís: “Flamengo é muito grande para isso”

Ex-técnico do clube carioca emitiu alerta, mas confia no sucesso do novo comandante

Bruno Romão
Bruno Romão atua, como redator do Torcedores.com, na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.

Filipe Luís, em apresentação no Flamengo (Marcelo Cortes /CRF)

Multicampeão como jogador, o novo técnico do Flamengo, Filipe Luís, recebeu um voto de confiança do Rubro-Negro. O ex-lateral esquerdo tem a oportunidade de repetir o cenário vivido por Paulo César Carpegiani. que assumiu o comando do time pouco tempo depois de pendurar as chuteiras, decisão que se mostrou acertada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Diante da experiência no cargo, Carpegiani cobrou humildade de Filipe Luís à frente do Flamengo. Levando em conta o tamanho do clube, o técnico campeão mundial em 1981 também espera uma postura cautelosa para evitar cobranças logo no início do trabalho.

“Essa ofensividade que ele frisa bem, exige um cuidado muito grande. Por quê? O Flamengo possui uma torcida muito exigente, uma torcida que empurra de forma natural o time para cima do adversário. E essa ofensividade pode te causar problemas, porque lá atrás pode ficar desguardado. Essa retaguarda também é muito importante.”, disse Carpegiani à ESPN.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Que ele consiga realmente se impor dentro de campo, que é fundamental. Que ele tenha muito boa sorte e que ele vai marcar história não dizendo que quer o Flamengo do Filipe Luís, como ele disse na entrevista. O Flamengo é muito grande para isso. Ele vai marcar história é conseguindo os resultados lá na frente. Então, que ele tenha um pouco de humildade agora, que realmente tenha esse trabalho para que ele possa demonstrar tudo aquilo que ele sabe.”, acrescentou.

Inspirado por Jorge Jesus, Filipe Luís deve armar um Flamengo ofensivo contra o Corinthians. Porém, como o futebol não é somente pautado no ataque, Carpegiani espera que o treinador saiba armar um sistema defensivo eficiente.

“Uma partida nada mais é do que uma imposição de um estilo de jogo sobre o outro. Muitas vezes você perde o jogo tentando se impor, dominando o jogo, mas em um contra-ataque você pode perder. Eu prefiro perder dessa forma.”, alertou.

PUBLICIDADE

Missão de Filipe Luís no Flamengo

Contando com o apoio da torcida, Filipe Luís busca recolocar o Flamengo nos eixos. Embora tenha elogiado o estilo do treinador, que demonstra bastante conhecimento tático, Carpegiani destacou a necessidade de bons resultados para sequência do trabalho.

PUBLICIDADE

“Nas suas entrevistas, eu tenho notado que há um enorme entusiasmo, até uma ansiedade por sua estreia. É uma pessoa que tem uma didática boa, se expressa bem, mas ele vai ter que demonstrar exatamente os resultados. Para dar prosseguimento, para ter a sequência do trabalho, independente de como ele quer, os resultados vão ter que aparecer, para que não tenha problemas.”, opinou.

Better Collective