F1 pune equipe por violação ao fair play financeiro
Empresas envolvidas na Fórmula 1, Honda e Alpine (Renault) concordaram em pagar multas definidas pela FIA
A F1 teve duas punições nesta segunda-feira (29), sendo uma aplicada à escuderia Alpine (Renault) e a outra sobre a fornecedora de motores Honda. De acordo com informações do site Motorsport, as empresas foram multadas em 400 mil e 600 mil dólares, respectivamente, por desrespeitaram as normas de fair play financeiro.
Ainda conforme o portal de notícias, a Honda foi punida porque não mencionou alguns custos que foram excluídos ou ajustados no limite orçamentário.
A Alpine, por sua vez, atrasou o envio dos documentos. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) interpretou o ato como uma espécie de omissão de informações relevantes.
Apesar disso, a organizadora da F1 analisou que as companhias agiram de boa-fé e disse que “não há acusação ou evidência de que a Alpine ou a HRC tenham buscado ou obtido qualquer vantagem indevida como resultado da violação”.
Nesse sentido, a FIA ofereceu um acordo para impedir que os processos se estendessem e a proposta foi aceita. O fato é referente ao relatório da temporada 2023 da Fórmula 1.
F1 vem ao Brasil
O Grande Prêmio do Brasil é a próxima corrida da temporada 2024 da principal categoria de automobilismo do mundo. O evento da F1 está marcado para ocorrer nos dias 1, 2 e 3 de novembro, no autódromo José Carlos Pace, em São Paulo. Veja a agenda completa:
1 de novembro
Treino livre 1 – 11h30;
Classificatório da corrida sprint – 15h30.
2 de novembro
Corrida sprint – 11h;
Treino classificatório para a corrida principal – 15h.
3 de novembro
Corrida principal – 14h;
Nota: o calendário está de acordo com o horário de Brasília.