Homem de confiança de Pep Guardiola, no Manchester City, Ederson é tido por muitos como um dos melhores goleiros do futebol mundial. Além da segurança debaixo das traves, ele se destaca também pela qualidade na saída de bola, característica esta que se espelhou em Rogério Ceni.
Nascido em Osasco, município da Região Metropolitana de São Paulo, Ederson deu seus primeiros passos na base do SPFC, aos 12 anos, ficando no Tricolor até os 15. Neste período, o camisa 1 do time paulista era a grande referência.
Em entrevista à ESPN, ele não poderia deixar de incluir o Mito na lista dos grandes goleiros do futebol brasileiro.
“Um não é novidade pra ninguém, é o Rogério Ceni. Pela história que ele construiu no São Paulo, os títulos que ele conquistou, ser um dos pioneiros no jogo com os pés que naquele tempo não era tão comum”, afirmou Ederson, que acrecenta.
“Tem o Julio Cesar que joguei com ele junto no Benfica. Um cara que me deu inúmeros conselhos até fora do futebol, que eu guardei pra mim e hoje refletem naquilo que eu faço”, recorda.
Por último, mas não menos importante, Ederson menciona Marcos. O pentacampeão do mundo com a seleção brasileira, em 2002, também se tornou uma influência positiva do hoje titular do Manchester City.
“E o terceiro pra mim é o Marcos. Era uma grande referência nos tempos dele e o Ceni, aquela disputa entre São Paulo e Palmeiras. Fez uma campanha incrível com a seleção brasileira e é um cara humilde”, diz.
Ederson define Rogério Ceni como herói
Adquirido pelo Grupo City, o elenco do Bahia conheceu no início deste ano toda a estrutura do Manchester City, na Inglaterra. Um dos encontros que mais chamaram a atenção foi de Rogério Ceni com Ederson, fã declarado do atual treinador do Esquadrão.
“Um grande ídolo que eu tenho no futebol, uma inspiração para mim. Você é uma referência especial pela forma como você jogava né?! Até hoje eu vejo vídeos seus”, relatou Ederson.
Rogério Ceni e Ederson dividem o São Paulo como clube formador. Neste bate papo, o ex-goleiro abordou o tema.
“Para mim é um prazer muito grande poder estar aqui através do Bahia, do Grupo City, e fazer essa visita para esse garoto que começou bem pequeno, no mesmo clube que eu”.