Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Extracampo CPB elege novo presidente para ciclo das Paralimpíadas de Los Angeles

CPB elege novo presidente para ciclo das Paralimpíadas de Los Angeles

Comitê será dirigido por José Antônio Ferreira Freire a partir de 2025 na prepraração para os próximos Jogos Paralímpicos

Por Carlos Lemes Jr em 03/10/2024 09:17 - Atualizado há 2 horas

Na imagem, novo presidente do CPB discursa em assembleia geral que o escolheu para o cargo
CPB terá José Antônio Ferreira Freire como mandatário para o ciclo das Paralimpíadas de 2028 - na foto (Alessandra Cabral/CPB)

O CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) terá um novo mandatário para o ciclo das Paralimpíadas de Los Angeles em 2028. Trata-se do pernambucano José Antônio Ferreira Freire de 60 anos. Pernambucano e deficiente visual, o dirigente foi eleito para quatro anos de mandato, a partir de janeiro de 2025.

A escolha por aclamação se deu durante a assembleia geral do CPB realizada na última quarta-feira, 2 de outubro, em evento realizado no CT Paralímpico em São Paulo. O atual presidente, Mizael Conrado, deixa o cargo depois de uma eleição e uma reeleição no período.

“Vamos dar continuidade a este trabalho maravilhoso realizado pelo presidente Mizael Conrado, com todos os projetos e programas por todo o país. Agradeço a ele pela parceria de longa data. É uma honra poder substituí-lo no CPB”, começou seu discurso de posse, o novo dirigente máximo.

“Será um grande desafio mantermos e até ampliarmos tudo o que foi feito até agora pelas pessoas com deficiência. Mas tenho a certeza de que, com o esforço de todos nós, vamos fazer o CPB cada dia maior”, finalizou José Antônio, que é presidente da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais). Ele também foi reeleito no posto.

CPB mantém vice-presidência com ex-corredor

José Antônio Ferreira Freire terá logo abaixo de si o ex-atleta do atletismo Yohansson do Nascimento na vice-presidência da entidade. Yohansson foi reeleito para o terceiro ciclo seguido no cargo.

Nas pistas, o alagoano, que nasceu sem as mãos, foi prata nos 100m nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019; prata nos 100m e 200m no Mundial de Londres 2017; prata no revezamento 4×100 e bronze nos 100m nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, prata nos 200m e bronze nos 100m nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015, entre outras conquistas. 

Brasil fez campanha histórica nas Paralimpíadas de Paris 2024

A mudança no CPB ocorre após a delegação brasileira atingir o top 5 do quadro de medalhas pela primeira vez na história nas Paralimpíadas de Paris. O País conquistou 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes.

Essas medalhas totalizaram 89 sendo um recorde para o Brasil que havia conseguido 71 na edição de Tóquio. Outras modalidades, como o vôlei sentado feminino, acabaram ficando no “quase”.

Exit mobile version