Corinthians lamenta morte do publicitário Washington Olivetto
Profissional teve grande destaque ao atuar no marketing do Timão; comunicador foi um dos responsáveis pelo movimento "Democracia Corinthiana"
O Corinthians lamentou a morte do publicitário Washington Olivetto, de 73 anos, neste domingo (13). O profissional de comunicação era torcedor do Timão e entrou para a história do clube ao elaborar o slogan “Democracia Corinthiana”.
Olivetto trabalhou como vice-presidente de marketing do clube nos anos de 1980. A campanha desenvolvida pelo publicitário foi a base de um movimento que lutou por mudanças no Corinthians e no Brasil, se opondo ao regime da ditadura militar.
A “Democracia Corinthiana” contou com apoio de diversos jogadores do Timão. Sócrates, Wladimir, Casagrande, Biro-Biro, Zé Maria e Zenon, foram alguns dos nomes que levantaram a bandeira entre os anos de 1982 e 1984.
“Fui convidado para aquela que seria a primeira experiência de marketing em um clube de futebol. Evidentemente que os grandes autores da Democracia Corinthiana foram os jogadores, eles que estabeleceram a atitude. Coloquei o rótulo para dar visibilidade”, declarou Olivetto, em entrevista ao Arena SporTV, em 2013.
“Se a gente for bastante honesto, vamos lembrar que esse time era muito bom, mas que existia outra equipe naquela época que era melhor, a do Flamengo. No entanto, o que virou história foi a Democracia Corinthiana, porque não era só futebol. Era o futebol atrelado à luta pela redemocratização do país”, completou.
Ainda com o trabalho de Washington Olivetto, o Timão foi um dos primeiros clubes a estampar patrocínios em sua camisa. A ação trouxe maior visibilidade para as marcas, que viram no futebol um novo meio de investimento.
Comunicado do Corinthians
O Sport Club Corinthians Paulista lamenta o falecimento do publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos, que aconteceu na tarde deste domingo (13). Um dos ícones da publicidade, herdou a paixão pelo Corinthians de seu tio Armando.
Olivetto foi vice-presidente de Marketing do Clube e além de ser um dos fundadores do movimento Democracia Corinthians. Autor dos livros “Corinthians x Outros” e “Corinthians – É Preto no Branco”
O Corinthians se solidariza com a família nesse momento de dor.