Home Futebol Corinthians x Flamengo: entenda a guerra de bastidores na Copa do Brasil

Corinthians x Flamengo: entenda a guerra de bastidores na Copa do Brasil

Timão e Mengão brigam fora de campo por conta do jogo de volta da competição

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Rodolfo Landim e Augusto Melo, presidentes do Flamengo e Corinthians, respectivamente (Alexandre Vidal / CRF / Rodrigo Coca / Agência Corinthians)

Lutando por uma vaga na final da Copa do Brasil, Corinthians e Flamengo travam uma guerra nos bastidores por conta da competição. O motivo é a mudança de data do segundo jogo das semifinais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas o que motivou essa disputa? O que cada clube deseja? Para ajudar a explicar essa situação, o Torcedores.com traz um resumo dos principais pontos dessa situação e o que ainda pode acontecer.

Troca de data do segundo jogo

Toda a situação começou com uma alteração no calendário da Copa do Brasil. No último fim de semana, a CBF oficializou a alteração do confronto de volta, na Neo Química Arena. Inicialmente o jogo seria realizado no dia 16 ou 17 de outubro. Mas atendendo a pedido do Flamengo, a Confederação Brasileira de Futebol definiu a partida para o dia 20 de outubro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O que motivou o pedido do Flamengo?

Eliminado na Copa Libertadores da América e com chances remotas de título no Brasileirão, o Mengão tem na Copa do Brasil a chance real de uma conquista de peso neste ano.

Porém o Flamengo deverá ter vários jogadores convocados para as Eliminatórias da Copa do Mundo e com isso teria diversos desfalques para o jogo de volta.

A mudança de data faria a equipe ter força máxima para encarar o Corinthians para decidir quem avança para a final do torneio.

PUBLICIDADE

O que pensa o Corinthians?

O Timão também terá jogadores convocados para servir as seleções nacionais na próxima Data Fifa e teoricamente poderia concordar com a mudança de data.

PUBLICIDADE

Porém enquanto o Corinthians deve ter apenas três desfalques (Romero, José Martínez e Félix Torres), o Flamengo pode perder até seis jogadores (Varela, Pulgar, Arrascaeta, Gerson, Nicolas De La Cruz e Gonzalo Plata).

Dessa forma, o entendimento dentro do clube alvinegro é de que a chance de chegar em mais uma final da Copa do Brasil na data inicial, por encarar o rival desfalcado.

Impacto no Brasileirão

Além de mudar a data do segundo jogo, a CBF também antecipou os jogos do Brasileirão dos clubes envolvidos na Copa do Brasil, com o Corinthians x Athletico-PR e Flamengo x Fluminense na quarta-feira (17), às 20h.

Lutando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Timão teria desfalques para encarar o Furacão, que também está ameaçado com a queda. Por outro lado, o Flu, que está no Z4, enfrentaria o rival desfalcado.

PUBLICIDADE

Além disso, outros times que também lutam contra a queda para a segunda divisão se mostram preocupados com a mudança do Fla x Flu, justamente por achar que o Tricolor carioca está sendo beneficiado com essa mudança da data.

Ações do Corinthians

Além de declarações públicas por parte da comissão técnica e dirigentes, o Corinthians acionou o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para tentar reverter a mudança de data.

A ação acontece em conjunto com o Vasco, usando como base o artigo 119 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Os dois clubes alegam que esse alteração viola a Lei Geral dos Esportes e o Regulamento Geral das Competições.

O que pode acontecer em relação ao confronto entre Corinthians x Flamengo?

O STJD deve definir essa situação da Copa do Brasil ainda esta semana. Internamente, a diretoria alvinegra trabalha para esgotar todas as possibilidades de manter a data inicial dentro da Justiça Desportiva.

PUBLICIDADE

Uma outra possibilidade é que o duelo contra o Athletico-PR seja adiado. Dessa forma, o Corinthians evitaria os possíveis desfalques de jogadores servindo suas seleções nas Eliminatórias da Copa do Mundo, pensando no Campeonato Brasileiro, prioridade dentro do clube.

Better Collective