Home Esportes Paralímpicos Corinthians fica com o vice no Brasileiro de futebol para cegos

Corinthians fica com o vice no Brasileiro de futebol para cegos

Timão disputou campeonato pela primeira vez e teve o artilheiro da competição com oito gols

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

Jeffinho - à esquerda - é um dos destaques do elenco do Corinthians que ficou com o vice Brasileiro (Taba Benedicto/ CBDV.)

O Corinthians está nos esportes paralímpicos. Prova disso, é que o Timão foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol para Cegos. Essa foi a estreia do alvinegro na modalidade que tem como embaixador, o ex-meia do futebol convencional, Ricardinho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E apesar da derrota para a Agafuc-RS (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos) por 2 a 1, nas penalidades, depois de 0 a 0, no tempo normal, os corintianos tiveram o colombiano Jhon González artilheiro da competição com oito gols anotados. A final se deu no último dia 13 de outubro, no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Como foi o jogo do Corinthians

Agafuc-RS e Corinthians fizeram um jogo equilibrado. No primeiro tempo, o time gaúcho foi melhor, com ao menos duas grandes chances de abrir o placar. Já na etapa final, a equipe paulista conseguiu se impor e teve as melhores oportunidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com o 0 a 0 no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis. Durante as cobranças, os goleiros Luan, da Agafuc-RS, e Geovane, do Corinthians, brilharam e fizeram grandes defesas.

“Pra mim, é muito especial, até porque na Seleção eu não sou o pegador de pênaltis”, explicou o goleiro da Agafuc-RS, que também é titular da seleção brasileira de futebol para cegos, medalha de bronze nas Paralimpíadas de Paris.

“Hoje, Deus me abençoou e pude ir muito bem. Então, só tenho a agradecer por mais um título da Agafuc”, completou o camisa 1. 

PUBLICIDADE

E, após cinco cobranças para cada lado, a Agafuc-RS levou a melhor, com os gols de Bill e Léo. Pelo time paulista, somente Tiago Paraná converteu sua cobrança.

PUBLICIDADE

Equipe gaúcha atinge marca de maior campeã nacional ao superar o Corinthians

Fato é que com o heptacampeonato, a Agafuc-RS se torna uma das maiores campeãs nacionais ao lado do ICB (Instituto de Cegos da Bahia). Essas estatísticas valem desde a CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) passou a administrar a disputa, em 2011, mas o Brasileiro existe desde 1986.

Como funciona o Brasileiro de futebol para cegos

A edição de 2024 começou com 12 equipes divididas em três grupos. Elas jogaram entre si em turno único. Avançaram às quartas de final do Brasileiro as oito mais bem classificadas no geral, independentemente dos grupos a que pertenciam.

Caíram para a Série B, os três piores times: Adef-DF (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal), Escema-MA (Escola de Cegos do Maranhão) e Acergs-RS (Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul) disputarão a Série B em 2025.

Better Collective