Ex-boxeador teve a oportunidade de enfrentar lendas do esporte; brasileiro foi derrotado por George Foreman e Evander Hollyfield
Os clubes do futebol brasileiro utilizaram as suas redes sociais para prestar homenagens ao pugilista José Adilson dos Santos Rodrigues, o Maguila. O ex-atleta, que tinha 66 anos, faleceu nesta quinta-feira (24), vítima de encefalopatia traumática crônica, popularmente conhecida como “demência do pugilista”.
O Santos destacou o legado de Maguila e a sua simpatia e carisma, o que cativou os fãs da nobre arte.
“O Santos FC lamenta profundamente o falecimento do ex-pugilista brasileiro, José Adilson Rodrigues dos Santos, o inesquecível Maguila. Além de ter sido um dos maiores boxeadores do nosso país, Maguila também era uma figura carismática e querida até mesmo por aqueles que não acompanhavam o esporte. Desejamos muita força aos familiares, amigos e fãs desta lenda nacional. Descanse em paz, Maguila”, compartilhou o Santos em seu twitter.
O Santos FC lamenta profundamente o falecimento do ex-pugilista brasileiro, José Adilson Rodrigues dos Santos, o inesquecível Maguila.
Além de ter sido um dos maiores boxeadores do nosso país, Maguila também era uma figura carismática e querida até mesmo por aqueles que não… pic.twitter.com/ncEudMngba
— Santos FC (@SantosFC) October 24, 2024
Outro clube que lamentou a morte do ex-atleta foi o Flamengo. O Rubro-Negro da Gávea desejou força aos familiares e amigos de Maguila.
“O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Maguila, um dos grandes nomes do boxe brasileiro. Muita força aos familiares e amigos neste momento tão triste”, declarou.
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Maguila, um dos grandes nomes do boxe brasileiro. Muita força aos familiares e amigos neste momento tão triste. #CRF
— Flamengo (@Flamengo) October 24, 2024
O Red Bull Bragantino foi direto ao chamar Maguila de “lenda dos ringues”. Em sua carreira, o ex-pugilista teve a oportunidade de enfrentar ídolos do boxe como George Foreman.
Um adeus para a lenda dos ringues! 🥊
O pugilista Maguila, nos deixou nesta quinta-feira. O Red Bull Bragantino se solidariza aos familiares, amigos e fãs! 🙏🏼🤍 pic.twitter.com/UGWzPr6fx6
— Red Bull Bragantino (@RedBullBraga) October 24, 2024
Por fim, o Internacional se referiu a Maguila como o maior “peso pesado” do boxe brasileiro.
“Com pesar, o Sport Club Internacional recebe a notícia do falecimento de José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila. O ex-boxeador é uma lenda do esporte brasileiro, sendo considerado o maior competidor peso-pesado da história do país. O Clube do Povo presta solidariedade à família e amigos neste momento de dor”, homenageou.
Com pesar, o Sport Club Internacional recebe a notícia do falecimento de José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila. O ex-boxeador é uma lenda do esporte brasileiro, sendo considerado o maior competidor peso-pesado da história do país. O Clube do Povo presta solidariedade à… pic.twitter.com/uRbsQpo4Sc
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) October 24, 2024
O legado de Maguila
Com um cartel de 77 vitórias e oito derrota, Maguila entrou para a história do esporte brasileiro ao conquistar títulos internacionais, como o Mundial de Boxe, pela Federação Mundial de Boxe. O ex-pugilista atuou por 17 anos como profissional.
Maguila foi diagnosticado há anos com encefalopatia traumática crônica (ETC) e a doença teria sido provocada pela atuação no boxe. Pela nobre arte, Maguila teve a oportunidade de enfrentar Evander Holyfield e George Foreman.