Na última quarta-feira (23), o Botafogo conquistou uma vitória por 5 a 0 sobre o Peñarol no jogo de ida da semifinal da Libertadores. No entanto, os torcedores uruguaios, que já haviam causado estragos na cidade do Rio de Janeiro, se envolveram em tumultos no Estádio Nilton Santos. Segundo informações da perícia policial, o prejuízo supera os R$ 229 mil.
Entre os danos constatados, os torcedores do Peñarol depredaram cadeiras no setor destinado a visitantes, destruíram banheiros e danificaram a estrutura sul do estádio. O laudo aponta que 330 dos aproximadamente 4 mil assentos sofreram danos, além de problemas em vasos sanitários e mictórios vandalizados.
De acordo com o jornal O Globo, a diretoria do Botafogo pretende acionar a Conmebol em busca de ressarcimento. A medida solicitará a devolução do valor dos danos pela diretoria do Peñarol, além de penalidades pelo comportamento considerado antidesportivo e que infringe o Estatuto do Torcedor. Laudos policiais devem ser apresentados como comprovação dos prejuízos no Estádio Nilton Santos.
Importante destacar que os torcedores do Peñarol já enfrentam uma sequência de ações questionáveis, que podem resultar em punições para o clube uruguaio. Além dos incidentes no estádio, alguns apoiadores foram detidos por depredar a região do Recreio dos Bandeirantes. Ambas as situações serão avaliadas pela Conmebol para estabelecer possíveis sanções ao time visitante.
Botafogo e Peñarol se enfrentam na Libertadores
Apesar dos conflitos nos bastidores, Botafogo e Peñarol voltarão a se enfrentar na próxima quarta-feira (30). O duelo será disputado em Montevidéu, pelo jogo de volta da semifinal da Libertadores. O Glorioso pode perder por até quatro gols, já que venceu o primeiro confronto por 5 a 0, o que praticamente garante sua presença na final do torneio continental em busca do seu primeiro troféu na competição.