Home Futebol Benfica pode ser suspenso por acusações de corrupção; entenda o caso

Benfica pode ser suspenso por acusações de corrupção; entenda o caso

Time português é acusado de cometer irregularidades em negociações envolvendo atletas brasileiros; punição pode chegar a três anos

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Benfica corre risco de ser suspenso de competições por até três anos (Foto: Reprodução/Facebook Oficial Benfica)

O Benfica corre o sério risco de ficar de fora por um longo tempo do futebol. Segundo informações do jornal português ‘Público’ e do GE, o Ministério Público acusa o clube de suposta corrupção e fraude fiscal que teriam sido cometidas em negociações envolvendo atletas brasileiros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As acusações tem a ver com as transferências de Marcelo Hermes (atualmente defendendo o Criciúma) e Daniel dos Anjos (hoje no União Leiria), ambas em 2017. Os dois jogadores chegaram sem custos ao time encarnado, mas teriam sido pagas segundo o MP português comissões de cerca de 4,2 milhões de euros, valores muito acima daqueles que eram previstos como os de mercado.

Ex-presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, é um dos denunciados pelo órgão. Em sua acusação, o dirigente, que comandou as Águias entre 2003 e 2021, teria cometido suposta ‘falsificação de negócios ‘desviando valores dos cofres do clube usando tais negociações. Além de Vieira, a SAD (Sociedade Anônima Desportiva, o equivalente à SAF brasileira) também está na mira da investigação, esta acusada de ter cometido supostamente corrupção ativa e fraude fiscal qualificada e também o Vitória de Setúbal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao todo, 6,7 milhões de euros (R$ 41,2 milhões) teriam sido desviados dos cofres da SAD na época pelo esquema envolvendo as negociações dos brasileiros. O processo ainda corre e, se houver comprovação de tais fraudes, o time lisboeta corre risco de ficar suspenso de competições, com o gancho indo de seis meses a três anos de afastamento.

Em nota, a diretoria benfiquense declarou que irá ‘analisar em detalhes’ o caso envolvendo seu ex-presidente para poder tomar as devidas providências para tentar punições mais severas neste processo.

“O Sport Lisboa e Benfica e os seus advogados irão analisar em detalhes a acusação da qual foram notificados e que responsabiliza o clube em virtude de alegados atos imputados a seu presidente e a um antigo assessor”, declarou o clube

PUBLICIDADE
Better Collective