O Atlético-MG hoje tem muito a celebrar por alcançar na temporada 2024 um feito raro no futebol brasileiro. Apesar do desempenho no Brasileirão não ser animador, o Galo alcançou um feito e tanto ao disputar as finais da Copa Betano do Brasil e Libertadores, algo que somente Grêmio, Palmeiras e Flamengo haviam conseguido.
Antes do Alvinegro mineiro em 2024, somente três clubes conseguiram chegar na grande decisão dos dois títulos: o Imortal em 1995, o Verdão em 2020 e o Rubro-Negro em 2022. Em duas das três ocasiões, quem conseguiu o feito acabou conquistando a taça do mata-mata nacional e do título continental.
Os feitos de Flamengo, Palmeiras e Grêmio nas copas
A primeira equipe que foi finalista na Copa do Brasil e na Libertadores em uma mesma temporada foi o Tricolor Gaúcho em 1995, à época comandado por Luiz Felipe Scolari. Na ocasião, o Grêmio terminou campeão do título continental, mas acabou sendo superado pelo Corinthians no torneio nacional.
Somente 15 anos outro time repetiu o feito. Em 2020, com um calendário modificado por conta da pandemia de covid-19, o Palmeiras de Abel Ferreira enfrentou o Santos na decisão da Libertadores e levou a melhor com gol de Breno Lopes. Na Copa do Brasil, o Alviverde venceu os dois duelos, por 1 a 0 e 2 a 0, respectivamente, e ficou com a taça.
Por fim, após duas temporadas, o Flamengo de Dorival Júnior foi para as finais das duas copas. O Rubro-Negro treinado por Dorival Júnior derrotou o Corinthians em disputas de pênaltis depois de dois empates e conquistou o título da Copa do Brasil. Em seguida, ganhou do Athletico-PR por 1 a 0 em Guayaquil e alcançou a ‘Glória Eterna’ pela terceira vez.
Agora, Galo tem oportunidade de conquistar sua tríplice coroa em 2024, já que foi campeão do Campeonato Mineiro ao derrotar o Cruzeiro na decisão estadual.
Atlético-MG tem fato em comum com Flamengo e Palmeiras
Sendo o quarto time no futebol brasileiro a ser finalista da Copa do Brasil e da Libertadores na mesma temporada, o Galo tem uma coincidência para dar esperanças à sua torcida.
Seus dois antecessores, Palmeiras e Flamengo, também enfrentaram um rival nacional na decisão do torneio continental. Em ambos os casos, Verdão e Rubro-Negro terminaram com as duas taças.
Por outro lado, o Grêmio decidiu a Libertadores contra um estrangeiro e levou a melhor, mas acabou derrotado na Copa do Brasil.
O Atlético-MG vai para as finais da Copa do Brasil e da Libertadores neste mês. Primeiro, o Galo encara o Flamengo no torneio nacionais com o primeiro confornto neste domingo (3), às 16 horas (de Brasília), no Maracanã. No domingo seguinte (10), o jogo de volta será na Arena MRV, no mesmo horário.
Depois, no dias 30 de novembro, o Alvinegro mineiro enfrenta o Botafogo na final do torneio continental. Em formato de jogo único, Atlético-MG e Botafogo fazem final inédita da Libertadores, prevista para o estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina, ainda com horário a ser definido.