Atlético-MG e Cruzeiro, que adotaram o regime SAF de gestão, seguem com um sinal de alerta em relação as suas finanças. Isso porque de acordo com mapeamento da empresa Sports Value, especialista em marketing esportivo, os dois clubes mineiros apresentam uma dívida líquida muito acima do ideal para uma equipe de futebol no Brasil.
O estudo usa o cálculo do endividamento como base para analisar a saúde financeira dos clubes, onde o índice não deveria ser superior a 2,0. O Galo fechou 2023 com 3,1 enquanto a Raposa apresentou um total de 2,72.
Esse valor é calculado com base no passivo total do clube (despesas, dívidas e obrigações financeiras), subtraindo os totais do ativo circulante (dinheiro em caixa, contas a receber e investimentos) e do ativo realizável (empréstimos, vendas de jogadores, etc.)
Veja abaixo um resumo financeiro dos 20 principais clubes do Brasil nos últimos três anos
Média do Brasil mostra um cenário promissor em relação ao Fair Play financeiro
Um dos motivos para esse estudo é ajudar os torcedores a entender como está a gestão dos seus clubes, quais estão preocupados em equalizar seus gastos dentro dos seus faturamentos.
Da lista acima, apenas quatro clubes estão acima do índice citado pela Sports Value. A média dos 20 times foi de 1,15 em 2023.
Além disso, é importante citar que apesar de estarem em cenário de atenção, tanto Atlético-MG como Cruzeiro tiveram uma redução de seus índices em relação a dívida total, com destaque para a Raposa.
Cenários distintos entre Atlético-MG x Cruzeiro
Ao analisar apenas os três últimos anos, é possível notar que o Galo teve uma redução de 2022 para 2023, mas com índice superior a 2021.
Já a Raposa, que teve um índice muito acima da média em 2021, mante um cenário de alerta em 2022, porém com uma queda considerável na última temporada.
Clubes brasileiros preocupados em reduzir sua dívida acumulada
O levantamento dos últimos três anos da Sports Value mostra que as principais equipes do Brasil buscam equalizar ou reduzir suas pendências financeiras.
Um dos exemplos é o Flamengo, que inclusive é o time brasileiro que tem a melhor gestão entre despesas x receitas.
Fortaleza, Cuiabá. Goiás e Athletico-PR são outros clubes que merecem destaque no mapeamento, com uma redução da dívida decrescente nos últimos anos.