O Observatório do Futebol (CIES) divulgou uma lista dos maiores dribladores da atualidade no futebol mundial. No ranking, um jogador do SPFC aparece como destaque.
No levantamento que não conta as cinco maiores ligas europeias (Inglaterra, Espanha, França, Itália e Alemanha), Ferreira, do São Paulo, ficou na primeira colocação com um índice de 90,2 entre 60 campeonatos de países diferentes.
De acordo com o site do CIES, o índice é calculado pela plataforma Wyscout em uma escala de 100 a partir da frequência de dribles bem-sucedidos alcançados pelos jogadores, corrigidos por sua taxa de sucesso.
“Um drible é considerado bem-sucedido quando o time do jogador que tentou mantém a posse de bola ao se aproximar do gol do adversário ou quando o driblador sofre falta”, justificou a entidade, complementando que os dados levam em conta as partidas da liga nacional da atual temporada.
Além disso, o requisito mínimo para entrar na pesquisa, que contabiliza os confrontos até o último dia 8 de outubro, é o jogador ter atuado pelo menos 360 minutos na competição.
Ferreirinha, do SPFC, lidera o ranking que exclui os cinco principais campeonatos da Europa. A relação também conta com outros jogadores do Brasileirão Betano no top-10.
Assim, Soteldo, do Grêmio, aparece na terceira colocação com uma pontuação de 87,7. Completa o pódio em segundo lugar o sueco Taha Ali, do Malmö (Suécia).
Na quarta posição entre os dribladores, desponta o argentino Tomás Cuello, do Athletico-PR, somando 87,2. Por fim, fecham o top-10 outros dois atletas do Brasileirão Série A.
Na nona colocação, aparece Wesley, do Internacional, com 85,6 pontos de índice. Com a mesma pontuação, desponta Estêvão, do Palmeiras, em décimo.
Ainda aparecem no ranking dos dribladores fora das cinco principais ligas da Europa: Luiz Henrique (Botafogo, 29º), Palácios (Atlético-MG, 36º), Keno (Fluminense, 39º) e Marquinhos (Fluminense, 41º).
Ferreira, do SPFC, só perde para um jogador no mundo
Os três maiores dribladores contando apenas os campeonatos inglês, espanhol, francês, italiano e alemão são, pela ordem, Mohammed Kudus (West Ham), Iliman Ndiaye (Everton) e Nuno Tavares (Lazio).
O são-paulino Ferreira é superado no ranking mundial apenas pelo ganês Kudus. O meia do West Ham tem a soma de 92,6 no índice calculado pelo Observatório do Futebol, contra os 90,2 do atacante do SPFC.