Antônio Carlos Zago, que atualmente é treinador de futebol, foi um grande zagueiro, sendo vitorioso por São Paulo, Palmeiras, Santos, Corinthians, Roma e seleção brasileira.
Porém, ao seu aposentar, no final de 2007, teve uma carreira curta como diretor técnico de futebol, onde trabalhou no Corinthians entre 2008 e 2009, antes de virar treinador. Na ocasião, o Timão tinha sido rebaixado no Brasileirão e passava por um processo de reconstrução.
Então, em 2008, o treinador da Série B foi Mano Menezes, que ainda não era um técnico consagrado no futebol. Mas, o ex-diretor admitiu que a primeira opção era um nome de peso.
Em entrevista ao podcast “Benja Me Mucho”, do apresentador Benjamin Back, Antônio Carlos disse que o treinador que o Corinthians queria para essa reconstrução era Vanderlei Luxemburgo, que havia dirigido o Santos na última temporada e foi para o Palmeiras em 2008.
“O Mano não era pra ter sido treinador do Corinthians. Quem era o treinador do Corinthians, até então, era o Vanderlei Luxemburgo. O primeiro treinador que o pessoal do Corinthians queria para a Série B era o Vanderlei Luxemburgo. E eu não sabia disso, eu jogava com ele no Santos em 2007. Mas era isso, pode perguntar para qualquer um do Corinthians, se falarem outra coisa, é mentira”, iniciou.
“Era para ter sido o Vanderlei, pelos diretores, pelo Andrés (Sanchez) pelo Mário Gobbi… não deu certo, não sei direito o que aconteceu ali. Aí, eu indiquei o Mano Menezes, conhecia o Sidnei Lobo, auxiliar dele, tinha jogado comigo no São Paulo. O Mano tinha sido treinador do Grêmio na Série B há dois anos”, disse Antônio Carlos.
Corinthians na Série B
O Timão foi rebaixado pela única vez em 2007, para jogar a Série B do Brasileirão de 2008. Então, o clube passou por uma grande reconstrução na época e conseguiu voltar com o título da competição. E com folga. Terminou com 17 pontos na frente do vice-líder. Foram 25 vitórias, 10 empates e três derrotas.
No ano seguinte, a reconstrução continuou e o time contratou Ronaldo Fenômeno, vencendo logo a Copa do Brasil e o Paulistão de 2009.
Esse projeto do Corinthians terminou no título da Libertadores e Mundial de 2012, além do Brasileirão de 2011.