Corinthians Corinthians

NOMESport Club Corinthians Paulista FUNDAÇÃO1 de setembro de 1910 ALCUNHASTimão PRESIDENTEAugusto Melo TREINADORRamón Díaz
TORCEDORCorinthiano MASCOTEMosqueteiro LIGAS Brasileirão Série A Campeonato Paulista Copa do Brasil Copa Sul-Americana ENDEREÇOR. São Jorge, 777 - Tatuape, São Paulo - SP, 03087-000
ESTÁDIONeo Química Arena PATROCINADORESNeo Química, VaideBet, Ale, BMG, Ezze Seguros e Unicesumar MATERIAL ESPORTIVONike WEBSITEhttps://www.corinthians.com.br/

Home Corinthians

Grêmio
2.75

Empate

Corinthians
2.75
8 de dezembro de 2024 16h00

Odds estão sujeitas a alterações.

Logo do Campeonato Paulista

Futebol

Guia do Paulistão: saiba onde assistir ao estadual AO VIVO

Torcedores terão cinco opções para acompanhar as emoções da edição 2025 do Campeonato Paulista

Há 14 horas

JOGOS DO CORINTHIANS

Ver todas as partidas
Competições vencidas
  • Mundial de Clubes 2x Campeão
  • Libertadores 1x Campeão
  • Recopa 1x Campeão
  • Brasileirão Série A 7x Campeão
  • Copa do Brasil 3x Campeão
  • Supercopa do Brasil 1x Campeão
  • Brasileirão Série B 1x Campeão
  • Copa Paulista 1x Campeão
  • Campeonato Paulista 30x Campeão
  • Torneio Rio-São Paulo 1x Campeão

Conheça a história e principais informações do Corinthians

Neo Quimica Arena (Estádio do Conrinthians)
Neo Quimica Arena (Estádio do Corinthians) – 18 de fevereiro de 2024 – Zuma Press / Alamy Stock Photo

Fundação

O Sport Club Corinthians Paulista, conhecido como Corinthians ou mais carinhosamente como “Timão”, foi fundado em 1º de setembro de 1910 por um grupo de operários composto por Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone.

Inspirados pelo clube inglês Corinthian-Casuals, que estava em excursão pelo Brasil na época, os fundadores decidiram criar um time que representasse os trabalhadores e a classe operária de São Paulo. O primeiro presidente foi o alfaiate Miguel Battaglia.

Hoje contando com uma torcida gigantesca, o Corinthians teve o seu primeiro treinamento em 14 de setembro de 1910.

Principais ídolos

Sócrates

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi um dos maiores jogadores da história do Corinthians. Atuou no Timão entre 1978 e 1984, sendo um dos líderes da chamada “Democracia Corinthiana”. Marcou 172 gols em 297 jogos.

Rivellino

Lendário jogador formado nas categorias de base do Corinthians e atuou incríveis 474 vezes pela equipe, marcando 144 gols. Era fanático pelo time paulista e é lembrado pela sua qualidade dentro de campo. 

Neto

Chegou ao Corinthians em 1989 e fez 227 jogos e 80 gols. Foi um dos protagonistas do Campeonato Brasileiro de 1990, conquistado pelo Timão. É considerado uma figura controversa e carismática amada pela torcida do clube.

Ronaldo Giovanelli

Goleiro icônico que defendeu o clube por 10 anos entre 1988 e 1998, participando de incríveis 602 jogos. Assim como Neto, ele também fez parte da conquista do Campeonato Brasileiro de 1990. 

Marcelinho Carioca

Um dos ídolos mais recentes do clube, Edílson da Silva Ferreira chegou ao Corinthians nos anos 90 e marcou 206 gols em 433 jogos. Ficou conhecido por suas cobranças de falta frequentemente indefensáveis e sua capacidade de ser decisivo em jogos importantes. 

Torcida

O Corinthians disputa com o Flamengo o posto de time com mais torcedores no Brasil. Alguns levantamentos indicam cerca de 30 milhões de pessoas, um número maior do que a população de muitos países vizinhos como o Uruguai, Paraguai, Chile, Equador e Bolívia.

Além de numerosa, o Timão possui uma das torcidas mais apaixonadas do país, conhecida por sua presença constante nos jogos mandados na Neo Química Arena e apoio em momentos difíceis. 

A torcida organizada mais famosa do Corinthians é a Gaviões da Fiel, possuindo mais de 120 mil membros espalhados pelo Brasil.  

Momentos marcantes

Invasão Corinthiana ao Maracanã

Em 1976, a torcida do Corinthians “invadiu” em peso o Rio de Janeiro em uma das maiores demonstrações de apoio na história do futebol nacional. Cerca de 70 mil fãs estiveram no estádio para assistir à semifinal do Campeonato Brasileiro contra o Fluminense. Após empate no tempo normal, o Timão venceu nos pênaltis. 

Democracia Corinthiana

Episódio de ajudou a consolidar Sócrates como um dos maiores ídolos do Timão, a Democracia Corinthiana foi um modelo de gestão democrática liderada por ele, Casagrande e Wladimir que visava garantir que todos os jogadores e funcionários tivessem voz nas decisões do clube. 

O período em que ocorreu, 1982-84, foi justamente um dos momentos em que a população brasileira lutava pelos seus direitos democráticos. 

Primeira Libertadores 

Em 2012, o Corinthians conquistou sob o comando de Tite um dos principais títulos que faltavam em sua história, a Copa Libertadores da América. Na decisão, o Timão derrotou o Boca Juniors. No mesmo ano, ainda conseguiu a façanha de derrotar o Chelsea de Drogba e Lampard na decisão do Mundial de Clubes da FIFA.

Títulos mais marcantes

Campeonato Paulista (1977): O Corinthians vinha de um jejum de 23 anos sem títulos quando venceu o Campeonato Paulista de 1977, derrotando a Ponte Preta na decisão e iniciando uma fase gloriosa de sua história. 

Campeonato Brasileiro (1990): O Corinthians é um dos maiores campeões brasileiros, contudo, demorou mais do que a maioria dos seus rivais a levantar essa taça. Em 1990, o Timão superou o São Paulo na final e conquistou o título. Na mesma década, ainda levantaria esse troféu em várias ocasiões.

Mundial de Clubes da FIFA e Libertadores (2012): Sob o comando de Tite, o Corinthians conquistou a Libertadores pela primeira vez em sua história em 2012, ao derrotar o Boca Juniors na decisão. No mesmo ano, o Timão superou o favoritismo do Chelsea para vencer o Mundial de Clubes.

Better Collective