Entrevistado pelo podcast “Fala, Craque” nesta sexta-feira (20), Zico teceu elogios ao ex-meia Alex, seu antigo comandado em tempos de Fenerbahce. Na opinião do lendário atleta o ídolo do Palmeiras tinha uma visão diferenciada para enxergar companheiros e aparecer bem no ataque.
Zico, no entanto, revelou que pôs em prática com o camisa 10 aquilo que tinha como filosofia quando ainda era jogador, destacando que atletas diferentes precisam atuar próximos ao gol e não chegando de trás.
“Eu quando fui técnico do Alex, eu falei ‘não vou colocar você no meio vindo lá de trás. Eu quero você perto da zona do agrião. Você vai colocar os caras na cara do gol e vai fazer o gol. Você tem uma visão incrível’. Por que você vai tirar essa característica do cara? Quem vai te dar o bicho, é o cara que sabe fazer o gol e vai dar o passe”, relembrou Zico.
“Quando os caras mandavam eu ir lá pra trás, eu perguntava, ‘tem alguém que saiba fazer mais do que eu?’ Se tiver, eu vou. Agora se não tem, eu tenho que ficar perto do gol, os outros que se virem'”, complementou o ex-jogador.
A passagem do Galinho comando do Fenerbahce durou duas temporadas, enquanto Alex ficou no clube por nove anos, marcando o seu nome na história como um dos mais vitoriosos que passaram pela equipe turca, ganhando inclusive uma estátua
Zico cita grande carência do futebol brasileiro hoje
Abordando sobre o cenário de oscilação do futebol brasileiro, Zico opinou que um dos grandes pontos agravantes é a falta de improvisação, que leva ao drible, à finalização ou jogada inesperada. Na análise, o Galinho voltou às origens, dizendo que o futebol na rua automaticamente o obrigava a buscar alternativas para escapar dos marcadores.