Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Futebol Final do Brasileirão de 1997 entre Vasco e Palmeiras teve polêmica com Edmundo; relembre

Final do Brasileirão de 1997 entre Vasco e Palmeiras teve polêmica com Edmundo; relembre

Cruzmaltino foi campeão do Campeonato Brasileiro em cima do Alviverde com uma polêmica nos bastidores

Por André Salem em 22/09/2024 06:08 - Atualizado há 7 horas

Edmundo
Edmundo foi protagonista de polêmica em Vasco x Palmeiras em 1997 (Reprodução/Youtube)

Vasco x Palmeiras, que duelam hoje pelo Brasileirão, já fizeram grandes jogos na história. E um deles foi a final do Campeonato Brasileiro de 1997, onde o clube carioca levou a melhor.

Mas, essa não foi uma simples final. Houve uma polêmica nos bastidores envolvendo Edmundo, ídolo dos dois clubes. Na época, o “Animal” jogava no clube da colina.

Edmundo vivia o auge da sua carreira e era considerado um dos melhores jogadores do mundo. E, no jogo de ida, o craque levou o terceiro amarelo, o que deixaria ele suspenso para o jogo decisivo. E foi então que a polêmica aconteceu.

A diretoria do Vasco teria orientado Edmundo a cavar a expulsão. E foi o que aconteceu. Aos 36 minutos do segundo tempo, o atacante chutou o zagueiro Cleber e recebeu o vermelho.

Com isso, o terceiro amarelo foi anulado e ele cumpriria suspensão pelo cartão vermelho. Porém, após movimentação de Eurico Miranda (vice-presidente do Vasco) nos bastidores, foi concedido um efeito suspensivo para o atacante, o que liberaria ele para a final.

O julgamento para o efeito suspensivo foi polêmico, já que os membros da corte esportiva estavam em recesso de fim de ano. Mas, Eurico conseguiu fazer com que houvesse o julgamento mesmo assim, de maneira extraordinária.

Sobre o Brasileirão de 1997

Na primeira fase do campeonato, disputado em pontos corridos, o Vasco terminou em primeiro. Já o Palmeiras, não empolgou tanto e avançou como 7º colocado.

Depois, na segunda fase, os times foram divididos em dois grupos de quatro, com o primeiro de cada grupo avançando à final. Então, o Cruzmaltino e o Alviverde avançaram.

Por ter feito melhor campanha, o Vasco jogava por dois resultados iguais. E os dois jogos da decisão empataram em 0 a 0, o que deu o título para o clube carioca.

Os dois times contavam com grandes craques. O time de Palestra Itália tinha jogadores como Veloso, Roque Júnior, Júnior, Cleber, Alex, Zinho, Euller e Viola.

Já o time da colina, contava com craques como Odvan, Mauro Galvão, Felipe, Juninho Pernambucano, Pedrinho, Ramon, Edmundo e Evair.

E o “Animal”, alvo de polêmica, foi de fato o grande nome daquela competição. Ele marcou 29 gols em 28 jogos, além de 10 assistências. Foi o artilheiro isolado.

Vasco x Palmeiras hoje

Vaso x Palmeiras se enfrentam hoje (22), às 16h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O duelo é válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Exit mobile version