Home Futebol Final do Brasileirão de 1997 entre Vasco e Palmeiras teve polêmica com Edmundo; relembre

Final do Brasileirão de 1997 entre Vasco e Palmeiras teve polêmica com Edmundo; relembre

Cruzmaltino foi campeão do Campeonato Brasileiro em cima do Alviverde com uma polêmica nos bastidores

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Edmundo foi protagonista de polêmica em Vasco x Palmeiras em 1997 (Reprodução/Youtube)

Vasco x Palmeiras, que duelam hoje pelo Brasileirão, já fizeram grandes jogos na história. E um deles foi a final do Campeonato Brasileiro de 1997, onde o clube carioca levou a melhor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas, essa não foi uma simples final. Houve uma polêmica nos bastidores envolvendo Edmundo, ídolo dos dois clubes. Na época, o “Animal” jogava no clube da colina.

Edmundo vivia o auge da sua carreira e era considerado um dos melhores jogadores do mundo. E, no jogo de ida, o craque levou o terceiro amarelo, o que deixaria ele suspenso para o jogo decisivo. E foi então que a polêmica aconteceu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A diretoria do Vasco teria orientado Edmundo a cavar a expulsão. E foi o que aconteceu. Aos 36 minutos do segundo tempo, o atacante chutou o zagueiro Cleber e recebeu o vermelho.

Com isso, o terceiro amarelo foi anulado e ele cumpriria suspensão pelo cartão vermelho. Porém, após movimentação de Eurico Miranda (vice-presidente do Vasco) nos bastidores, foi concedido um efeito suspensivo para o atacante, o que liberaria ele para a final.

O julgamento para o efeito suspensivo foi polêmico, já que os membros da corte esportiva estavam em recesso de fim de ano. Mas, Eurico conseguiu fazer com que houvesse o julgamento mesmo assim, de maneira extraordinária.

PUBLICIDADE

Sobre o Brasileirão de 1997

Na primeira fase do campeonato, disputado em pontos corridos, o Vasco terminou em primeiro. Já o Palmeiras, não empolgou tanto e avançou como 7º colocado.

PUBLICIDADE

Depois, na segunda fase, os times foram divididos em dois grupos de quatro, com o primeiro de cada grupo avançando à final. Então, o Cruzmaltino e o Alviverde avançaram.

Por ter feito melhor campanha, o Vasco jogava por dois resultados iguais. E os dois jogos da decisão empataram em 0 a 0, o que deu o título para o clube carioca.

Os dois times contavam com grandes craques. O time de Palestra Itália tinha jogadores como Veloso, Roque Júnior, Júnior, Cleber, Alex, Zinho, Euller e Viola.

Já o time da colina, contava com craques como Odvan, Mauro Galvão, Felipe, Juninho Pernambucano, Pedrinho, Ramon, Edmundo e Evair.

PUBLICIDADE

E o “Animal”, alvo de polêmica, foi de fato o grande nome daquela competição. Ele marcou 29 gols em 28 jogos, além de 10 assistências. Foi o artilheiro isolado.

Vasco x Palmeiras hoje

Vaso x Palmeiras se enfrentam hoje (22), às 16h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O duelo é válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Better Collective