Home Futebol Seleção brasileira tem nove baixas em três convocações de Dorival Júnior

Seleção brasileira tem nove baixas em três convocações de Dorival Júnior

Dorival enfrenta grande número de desfalques por lesões e suspensões nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026

Stefani Couto
Jornalista apaixonada pelo mundo dos esportes e pelas histórias que ele carrega. Com formação em Jornalismo pela Unifran e atualmente me aprofundando no universo do Jornalismo Esportivo em minha pós-graduação, busco sempre ir além das manchetes e trazer os detalhes que fazem toda a diferença.

Dorival Junior durante treinamento da seleção brasileira (Reprodução/Rafael Ribeiro/CBF)

A seleção brasileira tem enfrentando um aumento no número de desfalques em suas convocações. A lesão do atacante Pedro, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante o treino desta quarta-feira, é a mais recente adição a uma longa lista de jogadores com problemas físico. Dorival Júnior, que assumiu o cargo no início de 2024, já cortou nove jogadores devido a lesões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em março, na primeira convocação de Dorival, o histórico de cortes começou com o afastamento de cinco jogadores durante a Data FIFA, que teve amistosos contra Espanha e Inglaterra. Posteriormente, em junho, mais um jogador foi desconvocado às vésperas da Copa América. Além disso, agora três novos cortes foram confirmados para os jogos contra Equador e Paraguai, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Cortes frequentes marcam o ciclo de Dorival Júnior

Desde o início da era Dorival, a Seleção Brasileira tem enfrentado uma série de desafios com relação à disponibilidade de seus principais jogadores. Na data FIFA de março, o goleiro Ederson foi o primeiro a ser cortado devido a uma lesão no músculo femoral da perna direita; assim, ele foi substituído por Léo Jardim.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em seguida, o zagueiro Marquinhos e o atacante Gabriel Martinelli também deixaram a lista, seguidos por Casemiro e Gabriel Magalhães. Mais recentemente, além de Pedro, o lateral Yan Couto e o atacante Savinho foram desconvocados por problemas clínicos.

Além dessas lesões, o treinador ainda não pôde contar com Neymar, que se recupera de uma lesão no joelho sofrida em 2023, e, para o jogo contra o Equador, enfrentará ainda a ausência de Joelinton, Gabriel Jesus e Raphinha, suspensos.

Impacto das lesões e suspensões nas Eliminatórias

O elevado número de cortes não é um problema exclusivo da era Dorival Júnior. Em 2023, quando Fernando Diniz comandava a Seleção, o Brasil perdeu 11 jogadores por lesão em três convocações. Sob a direção interina de Ramon Menezes, no primeiro semestre do mesmo ano, mais três atletas foram desconvocados, somando um total de 23 baixas no atual ciclo de Copa.

PUBLICIDADE

Contudo, apesar dos obstáculos, a Seleção precisa se recuperar na competição. O Brasil enfrentará o Equador nesta sexta-feira, às 22h, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. O time busca encerrar uma sequência de quatro rodadas sem vitórias nas Eliminatórias. Após empates com a Venezuela e derrotas para Uruguai, Colômbia e Argentina, a equipe ocupa a sexta posição. Esta é a última posição que garante vaga direta para o Mundial de 2026.

PUBLICIDADE
Better Collective