Home Futebol Santos aumenta possibilidade de voltar para a Série A do Brasileirão

Santos aumenta possibilidade de voltar para a Série A do Brasileirão

Vice-líder da Série B, Peixe conquista duas vitórias consecutivas e vê subir a chance de retornar à elite do futebol nacional

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.
Raul Baretta/ Santos FC

Raul Baretta/ Santos FC

No domingo (15), o Santos venceu o América-MG pelo placar de 2 x 1, no estádio da Vila Belmiro, em jogo da 26ª rodada do Brasileirão Série B.

Os gols santistas foram marcados por Wendel Silva e JP Chermont, enquanto Moisés descontou para o time mineiro já nos minutos finais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nos acréscimos, um lance polêmico elevou a tensão do confronto: o lateral Hayner, do Santos, teria supostamente colocado a mão na bola dentro da área.

O VAR (sistema de arbitragem de vídeo) acionou o árbitro Arthur Gomes Rabelo, que revisou a jogada pelo monitor, mas decidiu não assinalar o pênalti, o que gerou muitas reclamações dos jogadores e comissão técnica do América-MG.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Esta foi a segunda vitória consecutiva do Peixe na competição, já que antes a equipe havia vencido o Brusque por 1 x 0, em Santa Catarina.

Com o resultado, o Santos se manteve em segundo lugar na tabela somando 46 pontos, um a menos que o líder Novorizontino.

Com 58% de aproveitamento na Série B, o time da Vila Belmiro coleciona 13 vitórias, sete empates e seis derrotas, mais um saldo positivo de 20 gols.

PUBLICIDADE

Peixe vê chance de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro aumentar

Restando mais 12 rodadas para o encerramento, o Santos agora possui 89,2% de chances de retornar para a elite do futebol brasileiro em 2025, segundo projeções estatísticas do portal “GE.Globo” em parceria com o economista Bruno Imaizumi.

PUBLICIDADE

Mesmo no topo da tabela e com um ponto a mais, o Novorizontino tem 83,5% da mesma possibilidade, ainda de acordo com o “GE.Globo”.

O site explica que a posição na tabela de classificação não é o único fator utilizado nos cálculos matemáticos, mas também outros dados, como desempenho dos próximos adversários, jogos dentro ou fora de casa, capacidade de fazer gols, entre outros tópicos.

O Sport, que superou o CRB por 2 x 0 na 26ª rodada, aparece com 63% de chances de subir para a primeira divisão, enquanto o Mirassol, que completa o G4, tem 54,2% de possibilidade de acesso.

O Vila Nova, que foi derrotado fora de casa pelo Brusque por 3 x 1, possui os mesmos 42 pontos do Sport, mas acabou a rodada fora do G4 pelos critérios de desempate.

PUBLICIDADE

Com o tropeço, a equipe goiana apresenta hoje 30,8% de chances de acesso para a Série A.

O Santos volta a campo na próxima quinta-feira (19) contra o Botafogo-SP, às 21h30 (de Brasília), no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. A partida no interior paulista fecha a 27ª rodada do Brasileirão Série B.

Better Collective