Home Outros Esportes Jogo da NFL no Brasil: 5 curiosidades que os torcedores precisam saber sobre o Green Bay Packers

Jogo da NFL no Brasil: 5 curiosidades que os torcedores precisam saber sobre o Green Bay Packers

Eagles e Packers se enfrentam no primeiro jogo da NFL no Brasil nesta sexta-feira (6). Veja curiosidades sobre o Green Bay Packers

Luís Martinelli
Colaborador de esportes americanos do Torcedores.com. Jornalista formado pela Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos) de São José do Rio Preto - SP.
Torcedores do Green Bay Packers fazendo um "tailgate" antes de um jogo do time no Lambeau Field (Stacy Revere/Getty Images)

Torcedores do Green Bay Packers fazendo um "tailgate" antes de um jogo do time no Lambeau Field (Stacy Revere/Getty Images)

Eagles e Packers se enfrentam no primeiro jogo da NFL no Brasil nesta sexta-feira (6). Veja curiosidades sobre o Green Bay Packers

Nesta sexta-feira (6), será realizado o primeiro jogo da NFL no Brasil, com a partida válida pela semana 1 da temporada regular entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, na Neo Química Arena, em São Paulo, sendo uma data histórica para o futebol americano no país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para entrarmos no clima desse grande momento, o Torcedores.com traz cinco curiosidades que os torcedores precisam saber sobre o Green Bay Packers.

Assista ao jogo entre Eagles e Packers ao vivo através do DAZN

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

História do Green Bay Packers

O Green Bay Packers foi fundado em 11 de agosto de 1919 pelos amigos Earl “Curly” Lambeau e George Whitney Calhoun. Lambeau solicitou fundos para a empresa onde trabalhava, Indian Packers Company, uma companhia de empacotamento de carne. Ele recebeu 500 dólares (equivalente a US$ 9.062 em 2024 — ou R$ 50,9) para os uniformes e equipamentos, além de autorização para usar os campos da empresa para treinar, com a condição de que a equipe deveria ter o nome do patrocinador. Inicialmente, Lambeu gostaria de chamar o time de “Indians”, mas a sua namorada, Agnes Aylward, sugeriu o nome “Packers”. O Green Bay Packers jogou na cidade original por mais tempo do que qualquer outra equipe na NFL.

Em 27 de agosto de 1921, os Packers receberam uma licença para se tornarem uma franquia na American Professional Football Association, uma nova liga profissional de futebol americano fundada no ano anterior. A APFA mudou o seu nome para National Football League (NFL) um ano depois. O time enfrentou problemas financeiros, e a franquia foi perdida por um ano, até que Lambeau encontrou novos patrocinadores e recuperou a franquia no ano seguinte. Esses apoiadores, conhecidos como “The Hungry Five” (Os Cinco Famintos), formaram a Green Bay Football Corporation.

Após ser vice-campeão em 1927, o time de Lambeau conquistou o primeiro título da NFL em 1929, com uma campanha invicta de 12 vitórias e 1 empate, com a defesa registrou oito partidas sem ceder pontos. Posteriormente, os Packers venceram os campeonatos em 1930 e 1931. Uma das grandes marcas do Green Bay no período foi a sequência de 29 confrontos como mandante seguidos sem perder, um recorde que perdura até hoje na NFL.

PUBLICIDADE

Títulos e conquistas

Os Packers são a franquia mais vencedora na história da NFL, com 13 títulos. O time foi campeão em 1929, 1930, 1931, 1936, 1939, 1944, 1961, 1962, 1965, 1966, 1967, 1996 e 2010.

PUBLICIDADE

Green Bay teve nove títulos da NFL antes da fusão AFL-NFL e depois conquistou quatro Super Bowls (I, II, XXXI e XLV).

Curiosidade sobre o estádio

O Green Bay Packers manda os seus jogos no Lambeau Field, em Green Bay, no estado de Wisconsin. O estádio foi inaugurado em 1957 e era conhecido como City Stadium, substituindo o City Stadium original na Green Bay East High School, como a nova casa dos Packers. Durante as oito primeiras temporadas, foi informalmente chamado de New City Stadium, mas foi renomeado para Lambeau Field em agosto de 1965 em homenagem ao fundador, jogador e técnico Earl “Curly” Lambeau, que morreu dois meses antes.

Atualmente, o Lambeau Field é o segundo maior estádio da NFL, com capacidade de 81.441 espectadores, atrás apenas do MetLife Stadium, casa do New York Giants e do New York Jets, que comporta 82.500 torcedores.

O estádio do Green Bay é o mais antigo em atividade na história da liga. Em 2017, quando os Packers completaram 51 anos atuando no Lambeau Field, quebrou o recorde de time que mais tempo ocupava um estádio na NFL, anteriormente pertencente ao Chicago Bears no Wrigley Field (1921 a 1970). Embora o atual estádio dos Bears seja mais antigo, a equipe não mandava os seus duelos até 1971 e o não atuou lá durante a reforma em 2002. Apenas Boston Red Sox no Fenway Park e o Chicago Cubs no Wrigley Field, ambos da Major League Baseball (MLB) estão há mais tempo em seus respectivos estádios nas ligas americanas.

PUBLICIDADE

Uma das principais tradições no Lambeau Field é a comemoração de um jogador dos Packers após anotar um touchdown, quando ele pula para os braços dos torcedores atrás da end zone, o que ficou conhecido como “Lambeau Leap”. O Lambeau Leap foi criado espontaneamente pelo safety LeRoy Butler depois anotar um touchdown após recuperação de fumble e passe lateral do defensive tackle Reggie White em 26 de dezembro de 1993. Posteriormente, foi popularizado pelo wide receiver Robert Brooks. Em 2014, foi inaugurada uma estátua reproduzindo a parede atrás da end zone do Lambeau Field com quatro torcedores aleatórios dos Packers, permitindo com que os visitantes façam a sua própria versão do Lambeau Leap.

O Lambeau Field é também apelidado de “The Frozen Tundra” (Tundra Congelada).

Propriedade Única

Os Packers são a única franquia de propriedade comunitária nas quatro grandes ligas americanas (NFL, NBA, MLB e NHL). Em vez de serem propriedade de um indivíduo, uma parceria ou uma entidade corporativa, são mantidos por acionistas. Esse apoio comunitário amplo e a estrutura sem fins lucrativos têm mantido a equipe de Green Bay na cidade por quase um século, apesar de ser o menor mercado nos esportes profissionais da América do Norte.

De acordo com o censo de 2020, a cidade de Green Bay tinha uma população de apenas 107.395 habitantes e 600 mil em seu mercado televisivo, muito menor que a média das outras equipes da NFL.

PUBLICIDADE

Cultura e tradições

Os torcedores do Green Bay Packers são conhecidos como “cheeseheads” (cabeças-de-queijo), um apelido dado aos moradores de Wisconsin por ser um estado que se destaca pela produção de queijo. Primeiramente, foi considerado como um insulto durante um jogo entre Milwaukee Brewers e Chicago White Sox, da MLB, em 1987. No entanto, acabou se tornando uma fonte de orgulho para o estado e foi adotado pelos torcedores dos Packers a partir de 1994, que começaram a vestir um chapéu triangular de queijo, de cor laranja, tornando-se uma tradição em todas as partidas do time.

A torcida de Green Bay é considerada muito fiel. Independente da campanha, todos os jogos — pré-temporada, temporada regular e playoffs — são com capacidade máxima. Embora seja de um mercado pequeno, os Packers estão sempre as equipes mais populares da NFL. Eles também têm a maior fila de espera para ingressos para a temporada nos esportes, chegando a ser de 140 mil, muito mais do que a capacidade do Lambeau Field. Acredita-se que o tempo de espera médio seja de 30 anos; porém, com apenas 90 ingressos disponíveis anualmente, levaria 955 anos para que o nome mais recente na lista conseguisse o seu. Assim, os ingressos de temporada são deixados em testamento para parentes e os recém-nascidos colocados na lista de espera.

Durante o training camp, realizado fora do Don Hutson Center, jovens torcedores dos Packers podem levar as suas bicicletas e ver seus jogadores favoritos pedalarem deles desde o vestiário até o campo de treinamento no Ray Nitschke Field.

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial