Home Futebol Ídolo do Grêmio campeão mundial em 1983 é internado em estado grave

Ídolo do Grêmio campeão mundial em 1983 é internado em estado grave

Ex-jogador gremista foi decisivo na decisão da Libertadores daquele ano

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e passou a escrever para o site NasPistas.com a partir de 2023.

Grêmio campeão mundial em 1983 (Divulgação/Grêmio)

O ex-atacante César está entre a vida e a morte internado no Rio de Janeiro. De acordo com o jornalista Diogo Olivier de GZH, o herói do Grêmio na conquista da Libertadores de 1983 está internado por conta das consequências de um câncer na próstata, além da má circulação de sangue em uma das pernas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O ídolo gremista de 68 anos foi o autor do gol do título da primeira Libertadores conquistada pelo Imortal naquele ano. César aproveitou o levantamento de Renato Gaúcho pela direita e, de peixinho, marcou de cabeça o tento da vitória histórica por 2 a 1 sobre o Peñarol, no Olímpico.

César Martins de Oliveira também esteve na delegação gremista que derrotou o Hamburgo em Tóquio no Mundial de 1983, mas não saiu do banco de reservas no triunfo sobre os alemães.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O atacante atuou por dois anos em Porto Alegre, em 1983 e 1984. De acordo com o site Gremiopedia, César realizou 48 jogos e marcou 14 gols vestindo a camisa do Imortal.

Antes de chegar ao Grêmio, César atuou no América-RJ e no Benfica, vindo do futebol português para o Olímpico. Depois da passagem pelo Tricolor Gaúcho, também jogaria por Palmeiras, São Bento e Pelotas.

Herói do Grêmio chegou a ser dado como morto

Uma história curiosa foi vivida por César em 1995. O ex-atacante foi homenageado com um minuto de silêncio na partida em que o Grêmio goleou o Grêmio Santanense por 7 a 0 no Olímpico pelo Gauchão.

PUBLICIDADE

O autor do gol do título continental de 1983 foi dado como morto, com o jornal Zero Hora noticiando seu falecimento e o sepultamento em Caxias do Sul. Porém, tudo não passou de um mal-entendido.

“Um menino muito parecido comigo, como mesmo cabelo e que usava o codinome César morreu e recebi a ‘homenagem’. O telefone não parou de tocar naquele dia”, lembrou o ex-atacante, em entrevista para a ESPN em 2010.

Better Collective