O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, se manifestou sobre o início do julgamento do clube por uma comissão da Premier League.
Os Citizens respondem por 115 acusações de violações das regras do fair play financeiro da liga inglesa.
O caso pode ser um complicador em um futuro próximo para o clube, e Guardiola não deixou de falar sobre o assunto.
“Eu não sou advogado. Tem vários neste país e na Espanha. Vou aguardar e ver. Não sou advogado, Erling (Haaland) não é, não conversamos sobre isso (no vestiário). Vamos ver o que acontece na comissão independente e vamos aceitar a sentença”, pontuou Guardiola.
O técnico ainda disse que é importante que o julgamento já tenha início na próxima semana, para que tudo se resolva rápido.
Porém, a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em pouco mais de dois meses, ou seja, antes do fim do ano, depois têm os recursos e a decisão final deve ser proferida entre março e junho de 2025.
O caso trata de supostas violações financeiras, entre os anos de 2009 e 2018, e a acusação é sobre violar as regras da Premier League que exigem ‘a melhor fé’ quando se declarar informações ‘que forneçam uma visão verdadeira e justa da posição financeira do clube’.
Assim, no período citado, o Manchester City conquistou três títulos do Campeonato Inglês, incluindo a quebra de um jejum de 44 anos na liga.
O Manchester City pode ser rebaixado? Perder títulos?
O Manchester City pode ter como sentença uma extensa lista de possíveis punições, como perda de pontos na Premier League ou em mais torneios.
Já sobre perder títulos, o regimento da Premier League não trata expressamente sobre a retirada de títulos.
Porém, em caso extremo, a comissão pode ainda recomendar que a Premier League expulse os Citizens do seu quadro de associados.
Por fim, a comissão ainda tem o poder de ‘cancelar ou recusar o registro de jogadores registrados em infração’.