Charles Leclerc iniciou o Grande Prêmio do Azerbaijão em primeiro lugar, neste domingo (15), mas terminou a prova de Fórmula 1 na vice-liderança, depois de ser ultrapassado pelo vencedor, Oscar Piastri, na volta 20.
O piloto da Ferrari tentou, insistentemente, recuperar a liderança, mas viu o rival australiano ser bem-sucedido ao defender a posição.
“No momento em que Oscar me ultrapassou, eu pensei que era só uma questão de manter a calma, gerenciar o desgaste de pneus e ultrapassá-lo mais tarde. No entanto, foi tudo muito mais difícil que isso”, analisou Leclerc.
“Nas retas, não consegui chegar tão perto quanto eu queria. É possível a McLaren tivesse um pouco menos de downforce”, acrescentou.
O competidor também reconheceu o mérito de Oscar Piastri e McLaren. “Eles fizeram um trabalho excepcional e foram melhores que nós”, prosseguiu.
Leclerc ainda falou sobre a estratégia da Ferrari. “Os pneus médios foram muito competitivos e o carro estava bom”, relatou.
“Infelizmente não fizemos uma corrida com alto nível de combustível. Nas sessões de treino livre, usamos uma configuração que talvez fosse um pouco mais difícil de gerenciar na corrida, sobretudo com os pneus duros. Eu estava lutando”, concluiu.
Quando recomeça a Fórmula 1?
O Grande Prêmio de Cingapura é a próxima etapa do campeonato. O evento está marcado para ocorrer nos dias 20, 21 e 22 de setembro. O calendário é formado por três sessões de treino livre (TL), um treino classificatório e a corrida.
O TL1 está marcado para começar às 6h30 (horário de Brasília) do dia 20. O TL2 será às 10h do mesmo dia.
O TL3 ocorre às 6h30 do dia 21. Já o treino classificatório será um pouco mais tarde, às 10h. A largada oficial está prevista para as 9h do dia 22.