Home Automobilismo Fórmula 1 hoje: chefe da McLaren cita Ayrton Senna ao comparar Norris e Piastri

Fórmula 1 hoje: chefe da McLaren cita Ayrton Senna ao comparar Norris e Piastri

Equipe chefiada por Zak Brown está na vice-liderança dos campeonatos de pilotos e construtores da F1, na temporada 2024

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

Lando Norris e Oscar Piastri na Fórmula 1 (foto: transmissão/F1)

A McLaren é uma das protagonistas da Fórmula 1, na atual temporada, tanto em termos esportivos como estratégicos. A escuderia chefiada por Zak Brown está na vice-liderança dos campeonatos de pilotos e construtores. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A desvantagem de Lando Norris em relação ao líder, Max Verstappen, poderia ser menor se a equipe tomasse decisões que privilegiassem o britânico. 

No GP da Hungria, Norris foi insistentemente ordenado a ceder a liderança para o companheiro de equipe e vencedor da prova, Oscar Piastri. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No GP de Monza, a McLaren deixou que os pilotos competissem livremente. Com isso, Piastri ficou em segundo e Norris acabou em terceiro. 

“A prioridade número um é vencer os dois campeonatos. Sei que são duas prioridades, mas ambos são jovens pilotos que querem vencer”, argumentou Zak Brown, chefe da equipe. 

“Sempre acreditamos em ter dois (pilotos) números um. Essa sempre foi a maneira da McLaren trabalhar”, acrescentou. 

PUBLICIDADE

Brown também citou o ídolo brasileiro e tetracampeão da categoria, Ayrton Senna, ao comparar os atuais titulares da escuderia. 

PUBLICIDADE

“Pode ser muito difícil de gerenciar. Sabemos como foi com Lewis [Hamilton]. Já vimos isso com Ayrton Senna e Alain Prost. Norris e Piastri se dão muito bem”, disse. 

“Eles fazem corridas limpas um com o outro. E, depois, é uma questão filosófica. Você é uma equipe de um carro ou uma equipe de dois carros?”, perguntou. 

“A coisa mais fácil teria sido para Norris simplesmente correr com Piastri e não ter de tomar decisões difíceis, mas Andrea Stella e eu estamos fazendo uma corrida de cada vez”, finalizou.

Próxima corrida de Fórmula 1

A principal categoria do automobilismo mundial se desloca para Baku, onde ocorre o Grande Prêmio do Azerbaijão, nos dias 13, 14 e 15 de setembro. Veja o calendário completo a seguir:

PUBLICIDADE
  • 13/09: TL1, às 6h30 
  • 13/09: TL2, às 10h 
  • 14/09: TL3, às 5h30 
  • 14/09: treino classificatório, às 9h 
  • 15/09: corrida, às 8h
Better Collective