F1: pole no GP do Azerbaijão, Leclerc lamenta falta de vácuo em Baku
Piloto da Ferrari revelou dificuldades relacionadas a velocidade nas ruas de Baku; declaração causou impacto na equipe italiana
Piloto da Ferrari revelou dificuldades relacionadas a velocidade nas ruas de Baku; declaração causou impacto na equipe italiana
O piloto Charles Leclerc, da Ferrari, conquistou mais uma pole position neste sábado (14), quando participou da classificação do Grande Prêmio do Azerbaijão. Em meio ao bom momento, o monegasco lamentou a ausência de vácuo, o que influenciou negativamente em seu desempenho.
Na pista, o piloto da Ferrari chegou a reclamar da situação com o seu engenheiro via rádio. Leclerc chegou a citar o companheiro Carlos Sainz em um dos questionamentos, mas excluiu o espanhol de qualquer tipo de culpa.
“Ah, não, não tinha nada a ver com o Carlos. Foi simplesmente porque eu era o primeiro carro do grupo, então não tinha ninguém à minha frente. Não planejamos nada [um vácuo] entre os carros. Eu só gostaria que talvez houvesse outro carro à frente, pois não queria ser o primeiro. E em uma pista como essa, isso faz um pouco de diferença,” revelou.
A falta de vácuo de Leclerc não foi um obstáculo para Max Verstappen durante o Q2. O piloto da Red Bull conseguiu uma volta rápida no último setor.
“Eu vi a volta do Max no Q2, que teve um vácuo massivo no último setor. Então, eu só não queria perder a pole no Q3 por causa de algo assim. Estava apenas certificando-me de que a equipe soubesse que isso seria importante para o Q3,” completou Charles.
Sainz se posicionou após declaração de Leclerc
Em meio a polêmica, Carlos Sainz optou por se posicionar após a classificação. De acordo com o companheiro de Leclerc, pouco poderia ser feito em relação a velocidade em Baku.
“Acho que ambos fomos para a pista no meio da sessão do Q2, enquanto todas as outras equipes esperaram até a evolução da pista. Nós priorizamos colocar uma volta no meio do Q2 para garantir nossa classificação para o Q3, o que nos deixou sem vácuo. Estávamos apenas garantindo que para o Q3 teríamos um, porque é lá que realmente conta,” explicou Sainz.
Vale destacar que o vácuo pode ser decisivo em circuitos de alta velocidade, como é o caso do autódromo de Baku. As dificuldades não foram obstáculos para Leclerc, que conquistou a pole position, seguido por Oscar Piastri, Carlos Sainz e Sergio Pérez, o último vencedor do circuito.
A largada para o GP do Azerbaijão está agendada para este domingo (14), às 8h (de Brasília).