Home Automobilismo F1: pole no GP do Azerbaijão, Leclerc lamenta falta de vácuo em Baku

F1: pole no GP do Azerbaijão, Leclerc lamenta falta de vácuo em Baku

Piloto da Ferrari revelou dificuldades relacionadas a velocidade nas ruas de Baku; declaração causou impacto na equipe italiana

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

Piloto monegasco conquistou a pole position no GP do Azerbaijão (Clive Rose/Getty Images)

O piloto Charles Leclerc, da Ferrari, conquistou mais uma pole position neste sábado (14), quando participou da classificação do Grande Prêmio do Azerbaijão. Em meio ao bom momento, o monegasco lamentou a ausência de vácuo, o que influenciou negativamente em seu desempenho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na pista, o piloto da Ferrari chegou a reclamar da situação com o seu engenheiro via rádio. Leclerc chegou a citar o companheiro Carlos Sainz em um dos questionamentos, mas excluiu o espanhol de qualquer tipo de culpa.

“Ah, não, não tinha nada a ver com o Carlos. Foi simplesmente porque eu era o primeiro carro do grupo, então não tinha ninguém à minha frente. Não planejamos nada [um vácuo] entre os carros. Eu só gostaria que talvez houvesse outro carro à frente, pois não queria ser o primeiro. E em uma pista como essa, isso faz um pouco de diferença,” revelou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A falta de vácuo de Leclerc não foi um obstáculo para Max Verstappen durante o Q2. O piloto da Red Bull conseguiu uma volta rápida no último setor.

“Eu vi a volta do Max no Q2, que teve um vácuo massivo no último setor. Então, eu só não queria perder a pole no Q3 por causa de algo assim. Estava apenas certificando-me de que a equipe soubesse que isso seria importante para o Q3,” completou Charles.

Sainz se posicionou após declaração de Leclerc

Em meio a polêmica, Carlos Sainz optou por se posicionar após a classificação. De acordo com o companheiro de Leclerc, pouco poderia ser feito em relação a velocidade em Baku.

PUBLICIDADE

 “Acho que ambos fomos para a pista no meio da sessão do Q2, enquanto todas as outras equipes esperaram até a evolução da pista. Nós priorizamos colocar uma volta no meio do Q2 para garantir nossa classificação para o Q3, o que nos deixou sem vácuo. Estávamos apenas garantindo que para o Q3 teríamos um, porque é lá que realmente conta,” explicou Sainz.

PUBLICIDADE

Vale destacar que o vácuo pode ser decisivo em circuitos de alta velocidade, como é o caso do autódromo de Baku. As dificuldades não foram obstáculos para Leclerc, que conquistou a pole position, seguido por Oscar Piastri, Carlos Sainz e Sergio Pérez, o último vencedor do circuito.

A largada para o GP do Azerbaijão está agendada para este domingo (14), às 8h (de Brasília).

Better Collective