F1: Ex-chefe de equipe aprova retorno de Schumacher: “Merece uma chance na Audi”
Austríaco com forte influência no Grupo Red Bull enaltece alemão e o coloca em disputa com Colapinto por vaga na F1 em 2025
Mick Schumacher é um dos principais nomes no radar da Fórmula 1 para o mercado de pilotos de 2025. Filho do heptacampeão mundial Michael Schumacher, ele competiu pela Haas entre 2021 e 2022.
Atualmente, o alemão de 25 anos atua como piloto reserva da Mercedes e também corre pela Alpine no WEC, o Campeonato Mundial de Endurance. Sua passagem sem muito sucesso pela categoria máxima do automobilismo lhe rendeu até mesmo duras críticas de seu ex-chefe de equipe, Guenther Steiner, responsável por sua demissão da Haas.
No entanto, o piloto de 25 anos segue bem quisto nos bastidores da F1, e um futuro retorno ao grid principal da categoria não seria inviável. Prova disto foi a recente declaração de Franz Tost, ex-chefe de equipe do Grupo Red Bull, sobre ele.
Em entrevista à filial alemã da Sky Sports, Tost, que ajudou a moldar Max Verstappen e outros jovens que viriam a se tornar grandes nomes do automobilismo, enalteceu primeiramente as conquistas de Mick pelas categorias de base da F1.
“Ele (Mick Schumacher) teve um desempenho muito bom no passado. Ele venceu o campeonato de Fórmula 3 e o campeonato de Fórmula 2 , ele venceu muitas corridas lá“; iniciou Tost. “Acho que Mick tem potencial para pilotar com sucesso na Fórmula 1 , mas é claro que ele precisa ter a chance“; continuou o austríaco.
Audi deveria optar por Schumacher ao invés de Colapinto?
Recentemente, a Williams optou por substituir o americano Logan Sargeant pelo ítalo-argentino Franco Colapinto, membro de sua academia de talentos.
O piloto de 21 anos estreou pela Fórmula 1 no Grande Prêmio da Itália, onde ficou com a P12. No entanto, Vale lembrar que, em 2025, o espanhol Carlos Sainz, atualmente na Ferrari, assumirá muito provavelmente o assento do jovem argentino na Williams.
Assim, Franco torna-se um dos principais candidatos às poucas vagas restantes para 2025, entre elas a da Sauber/Audi. Franz Tost demonstrou entender a possível preferência pelo argentino, mas seguiu fazendo “campanha” por Schumacher.
“Por quê (Colapinto seria escolhido)? Porque ele é apenas um piloto da academia da Williams. Veremos o que a Audi decidirá, mas eu diria que Mick merece um lugar na Fórmula 1, também pela Audi“; opinou o austríaco.