Equipes retornarão aos gramados na terceira fase das classificatórias para o mundial de 2026
As seleções asiáticas retornarão às eliminatórias da Copa do Mundo 2026 neste período de Data-Fifa. Ao todo são 18 equipes, que almejam um espaço no principal evento esportivo do planeta.
As classificatórias serão divididas em três grupos, com o total de seis equipes cada. Os dois primeiros classificados de cada chave estarão garantidos na Copa do Mundo 2026. Os que ficarem em terceiro e quarto, avançam para uma nova etapa nas Eliminatórias. Os dois últimos são eliminados.
O Torcedores.com traz um guia com o que esperar de cada seleção e desta fase do torneio. Confira!
Grupo A:
Catar
Irã
Emirados Árabes
Uzbequistão
Coreia do Norte
Quirguistão
O Grupo A é o de menor imprevisibilidade. Catar e Irã entram como grandes favoritos a conquistarem uma vaga para a Copa nesta fase.
A disputa pela terceira e quarta posição conta com dois emergentes do futebol asiático. Com um forte investimento nas últimas décadas, os Emirados Árabes é um postulante a estas vagas junto com o Uzbequistão, que foi eliminado nas quartas da Copa da Ásia nos pênaltis para o campeão Catar.
A Coreia do Norte, ausente de Copas do Mundo desde 2010, não vive o seu melhor momento, mas endureceu para o Japão na fase passada, perdendo por 1 a 0 em março deste ano. É uma seleção com condições de atrapalhar a vida dos Emirados e Uzbequistão.
Quirguistão, por sua vez, corre por fora, apesar do crescimento nos últimos anos.
Grupo B:
Coreia do Sul
Iraque
Jordânia
Kuwait
Omã
Palestina
Com exceção da Coreia do Sul, que larga como grande favorita à primeira colocação, este é o grupo mais imprevisível. Todas as seleções sonham com algo, seja a classificação direta para a Copa ou com uma vaga para a próxima fase das classificatórias.
Vice-campeã da última Copa da Ásia, a Jordânia almeja a 2ª colocação e terá o Iraque como grande concorrente à vaga. Esta promete ser uma das grandes disputas nesta etapa das Eliminatórias.
Omã também tem expectativas de buscar esta 2ª vaga. Nas classificatórias de 2022, a seleção fez uma grande campanha, tendo vencido o Japão e empatado com a Austrália. Os australianos, inclusive, fizeram somente um ponto a mais que os árabes e quase ficaram de fora da repescagem.
Palestina e Kuwait correm por fora, mas sonham com a 4ª posição pelo equilíbrio do grupo. Também podem ser um ponto de desequilíbrio da chave tirando pontos das quatro seleções acima.
Grupo C:
Japão
Austrália
Arábia Saudita
Bahrein
China
Indonésia
O Grupo C promete fortes emoções na briga pelas duas vagas diretas. Japão, Austrália e Arábia Saudita prometem uma disputa intensa. Os japoneses carregam o favoritismo pela 1ª colocação, mas a classificação entre as três seleções se inicia em aberto.
Pela 4ª vaga, também haverá um grande equilíbrio. O Bahrein tem um leve favoritismo. A Indonésia, que chegou até as oitavas da Copa da Ásia, vive um bom momento e também sonha com um classificação nas Eliminatórias.
Já a China vem em um momento ruim. A seleção foi eliminada na fase de grupos da Copa da Ásia sem marcar um gol sequer em uma chave que tinha Catar, Líbano e Tajiquistão. A campanha na fase passada das Eliminatórias também foi abaixo do esperado, se classificando nos critérios de desempate contra a Tailândia na última rodada.
Os chineses têm potencial, mas vivem uma crise. A tendência é que dispute a 4ª vaga com Bahrein e Indonésia, mas sem favoritismo.