Brasileirão Série A tem ‘invasão’ de estrangeiros e aumento chega a 150% em seis anos
Em 2024, número de atletas nascidos no exterior que foram contratados por times da Série A é de 90; em 2019, eram 'apenas' 36
Nos últimos anos, o Brasileirão Série A vem passando por várias transformações quanto ao tipo de atleta que as equipes tem apostado para seus elencos. Uma destas tem a ver com uma ‘invasão estrangeira’ qu vem tomando conta dos times e ganhado certo protagonismo na competição.
Até o momento, 90 jogadores nascidos no exterior foram contratados pelos 20 clubes que jogam a primeira divisão do futebol brasileiro em 2024. Em seis anos, segundo o Espião Estatístico do GE, o aumento nas chegadas de jogadores estrangeiros chegou a 150% do número de atletas vindos de outros países.
Em 2019, quando a página iniciou tal contagem, o número de contratações de estrangeiros por times do Brasileirão foi bem ‘modesto’ para as contas atuais (36). Se apenas compararmos os números de 2024 com os de 2023, quando as chegadas de jogadores oriundos de outros países foram de 77, tal aumento é de 17%.
Dentre todos os períodos, o entre 2021 e 2022, nos fim dos ápices da pandemia da Covid-19, foram aqueles em que houve um aumento mais expressivo em tais compras. A diferença entre as duas temporadas (42 contratados em 2021 e 66 em 2022) foi de 77%, um período que mostrou uma tendência que só tem crescido entre os times do Brasileirão.
Muito de tal tendência se dá por conta das regras para atletas estrangeiros nos elencos do clubes se tornarem menos restritivas, de acordo com o site. A partir de março de 2024, até nove atletas nascidos no exterior podem ser relacionados na Série A, um limite que em 2013 era de apenas três e que vem aumentando desde então até chegar ao número atual.
Este limite de nove só vale para o Brasileirão, sendo menor (sete) para a Copa do Brasil e vários estaduais pelo Brasil. Nas competições continentais (Libertadores e Sul-Americana), tal limite não existe