Bia Haddad é eliminada em Pequim e tem série de vitórias interrompida
Bia vinha de seis triunfos seguidos contando as chaves de simples e duplas da WTA, além de título em Seul
Bia Haddad teve sua série de seis vitórias (contando simples e duplas), na WTA, interrompida. Nesta segunda-feira, 30 de setembro, ela perdeu para a norte-americana Madison Keys por 2 sets a 0, duplo 6/3 em 1h30 de jogo. A partida foi válida pela terceira rodada do WTA 1000 de Pequim de tênis, disputado na quadra dura.
O jogo de Bia Haddad
No 1º set, a brasileira abriu o confronto quebrando o saque de Keys, mas a tenista número 24 do ranking devolveu a quebra para igualar o set em 2/2. Depois, Bia sofreu novo “break” no oitavo e penúltimo game da parcial para ver escapar a possibilidade de vitória.
Em termos de números oficiais, até que a porcentagem de aproveitamento de primeiro serviço foi parelha: 69,2% contra 60,7% a favor de Madison Keys. Já, no aproveitamento de pontos ganhos, com o segundo saque, a jogadora dos EUA levou a melhor por 62,5% contra os 45,5% de Haddad Maia.
Na parcial decisiva, Bia viu Keys abrir 3/0 logo de cara, mas a paulistana de 28 anos demonstrou um certo poder de reação ao empatar o marcador em 3/3.
Ainda assim, Keys continuou mais consistente em quadra e levou os últimos três games, e consequentemente, a vaga para as oitavas de final do torneio na capital da China.
O aproveitamento de Keys com o primeiro serviço foi de 73,9% em face aos 51,4% de Bia. No aproveitamento de segundo saque, o que se viu, foi um rigoroso empate: 33,3% para cada uma.
Bia continua na chave de duplas do WTA de Pequim
Apesar da queda na chave de simples, Bia Haddad continua no torneio de duplas ao lado da alemã Laura Siegemund. Pelas oitavas de final, elas enfrentam o time formado pela húngara Timea Babos e a russa Yana Sizikova. A partida está marcada para a 0h (de Brasília) da próxima terça-feira, 1º de outubro.
Título no WTA 500 de Seul
Fato é que a eliminação de Bia, em Pequim, vem logo após a conquista do título na capital da Coreia do Sul. O WTA 500 de Seul foi o quarto troféu levantado por Haddad Maia no circuito, sendo que o primeiro veio em 2023, enquanto profissional. O título fez com que Bia Haddad subisse para nº 12 do ranking e entrasse na briga pelo top 10.
De acordo com o calendário dela, a próxima parada será outro WTA 1000, em território chinês, na cidade de Wuhan.