Tostão cobra mudanças no futebol brasileiro: “Precisam ser repensados”
Ex-jogador analisou que houve erros de arbitragem, nos jogos válidos pela fase oitavas de final da Copa do Brasil 2024
Neste sábado (dia 10 de agosto de 2024), Tostão refletiu sobre o futebol brasileiro, além de opinar em relação à medalha de prata conquistada pela seleção brasileira feminina, nos Jogos Olímpicos de Paris, após derrota por 1 a 0 frente aos Estados Unidos.
Em texto publicado no site do jornal Folha de São Paulo, o ex-jogador tricampeão mundial criticou a arbitragem brasileira. E cobrou mudanças.
“No futebol brasileiro, os árbitros, VAR e a interpretação das regras precisam ser repensados. Durante as disputas pela bola, não há condições de um atleta ficar com os braços colados ao corpo como um robô”, iniciou.
Para sustentar a própria análise, Tostão citou lances que marcaram as oitavas de final da Copa do Brasil 2024.
“O suposto pênalti tão reclamado pela diretoria do Flamengo, na partida contra o Palmeiras, nunca existiu. Os braços de movimentam com o corpo”, opinou.
“Foi absurda a expulsão de um jogador do Botafogo, na final do primeiro tempo contra o Bahia, quando a partida estava equilibrada e empatada por 0 a 0”, definiu Tostão.
“O jogador, quando sobe para disputar uma bola, movimenta os braços e pode atingir o adversário. Isso não é agressão. Com um jogador a mais, o Bahia passou a ter muito mais chances de vitória”, prosseguiu.
Tostão também criticou a mentalidade do futebol brasileiro. “É bastante frequente as equipes serem bem diferentes na qualidade técnica em casa e fora. Mudam bastante a postura dos atletas e a estratégia dos treinadores”, finalizou Tostão.
Flamengo, Vasco da Gama, Athletico Paranaense, São Paulo, Atlético-MG, Bahia, Corinthians e Juventude foram os times que se classificaram.
Os duelos das quartas de final serão definidos após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizar um sorteio. O evento deve ocorrer na próxima semana.