Tostão aponta dois times que merecem aplausos no futebol brasileiro
Ex-jogador vê necessidade de equipes brasileiras se espelharem no conceito adotado no futebol europeu por treinadores de renome
Tostão exaltou a conduta de Palmeiras e Botafogo por escalarem times praticamente titulares nos clássicos que tiveram contra SPFC e Flamengo, respectivamente, no último final de semana, antes do segundo jogo decisivo entre eles válido pela Libertadores.
Em texto publicado na coluna do jornal Folha de S. Paulo, o lendário ex-jogador destacou que os times brasileiros poderiam seguir o exemplo, e mesmo diante de um calendário abarrotado de jogos, assunto que sempre traz polêmica, deveria promover rodízios pontuais, trocando duas a três peças no máximo, o que garantiria uma rotatividade do grupo, de modo que as lesões fossem diminuídas ou que os treinadores não colocassem para jogo somente atletas reservas.
“Parabéns ao Botafogo e ao Palmeiras, que escalaram fortes equipes nas vitórias sobre o Flamengo e São Paulo pelo Brasileirão. Deram à competição a importância que ela tem e mostraram que desejam disputar mais de um título”, pontuou Tostão.
Palmeiras e Botafogo medem forças nesta quarta-feira (21), às 21h30 (de Brasília), em choque valendo vaga na próxima fase do mata-mata na Libertadores. Vitorioso no primeiro jogo, o Glorioso precisa apenas de um empate para confirmar a classificação no Allianz Parque.
Tostão rasga elogios ao Botafogo
Ainda no texto opinativo, o comentarista foi mais além nos elogios para o Glorioso, destacando o estilo de jogo dos comandados de Artur Jorge, que lideram o Brasileirão, e são francos favoritos ao título do certame, após derrocada amarga na última temporada.
“O Botafogo, mesmo se for eliminado da Libertadores pelo Palmeiras nesta quarta (21), é o time que pratica o melhor e o mais moderno futebol do país. É uma equipe compacta, intensa, que pressiona em todo o campo para recuperar a bola e que usa muito a velocidade na transição da defesa para o ataque”, avaliou o ex-jogador.